Fundamentos do Comportamento Ético

Salustiano Alvarez Gómez

Resumo


O ser humano e seu comportamento são sempre tema de reflexão em todas as ciências humanas. Nossa abordagem parte da dimensão ética cristã, da percepção e constatação de que o ser humano é um ser especial por ser imagem e semelhança de um Deus que a revelação bíblica experimenta como um Deus de Criação, de libertação e de justiça. Por participar desta criação, o ser humano toma consciência de ser um sujeito de inter-relações, interdependências e recriações constantes. Por tratar-se de um ser inacabado e a procura da grande utopia da comunhão universal, parte de uma realidade já existente antes de cada ser humano nascer, exige sua participação criativa e leva a construir novas realidades marcadas pelo ideal de criar mais vida. A crítica cristã da realidade conduz a buscar mais vida, o que supõe o compromisso da transformação social. Nesta transformação, que abrange tanto a realidade social e comunitária como a própria realidade natural, ecológica, e histórica, cada ser humano é responsável de aportar aquilo que estiver ao seu alcance. Desde uma visão cristã, a realidade está sempre a caminho até alcançar o ideal de um novo céu que se instaura a partir de uma nova terra.

Texto completo:

PDF

Referências


AZPITARTE, Eduardo López: Fundamento da ética cristã, São Paulo, Paulus, 1995.

BOFF, Leonardo: O que é o ser humano, in http//:www:adital.org, 2002.

CAMARGO, Marculino. Fundamentos de ética geral e profissional, Petrópolis, RJ, Vozes, 2002.

CHARDIN, Theilard. O Fenômeno humano, Ed. Cultrix, São Paulo, 2005.

COMISSÃO TEOLÓGICA INTERNACIONAL. Em busca de uma ética universal. Novo olhar sobre a lei natural. Paulinas, São Paulo, SP, 2008.

CORTELLA, Mario Sérgio. Não se desespere. Provocações filosóficas. Petrópolis, RJ.

Vozes, 2013.

DUSSEL, Enrique. Etica de la liberción en la edad de la globalización y exclusión. Madrid, Trotta, 1999.

GÓMEZ, Salustiano Álvarez: O homem: um ser espiritual de carne e osso, Belo Horizonte, in revista Horizonte Teológico, ano 4 nº 8, jul-dez/2005.

GÓMEZ, Salustiano Álvarez. Alteridade e construção da sociedade, Goiania, in Revista Universidade Federal de Goiás, julho/2011, Ano XIII, n 10.

MARCHIONNI, Antonio. Ética: a arte do bom, Petrópolis, RJ, Vozes, 2010.

RETAMAR, Roberto fernández. Hambre de amor y de belleza.

SÃO FRANCISCO, Cântico das criaturas, in.

SAVATER, F. Ética para meu filho, São Paulo, Planeta do Brasil, 2005.

VALÉRY, Paul. Pensamentos maus e outros, Paris, Ed. Gallimard, 1942.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Virtuajus