Educação como Prática de Reconhecimento Social: o caso do Projeto Girassol, em Pará De Minas.

Izabella Riza Alves, Juliana França Marques Lemos, Pablo Alves de Oliveira

Resumo


A presente pesquisa objetiva avaliar se políticas educativas ao uso e abuso de álcool e outras drogas possuem, conforme Paulo Freire, a potência de adequar-se ao princípio básico de que a educação deva contribuir para o reforço da autonomia do ser humano, facilitando o reconhecimento pessoal dos sujeitos como seres sociais, a partir de seu empoderamento dentro da comunidade. A metodologia utilizada consiste na revisão bibliográfica de autores sobre educação democrática e educação em direitos humanos e, também, no estudo de caso do Projeto Girassol através da  análise de documentos do próprio projeto.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Claisy Maria Marinho. A escola como espaço de transformações sociais e individuais. In: BRASIL. Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas. Ministério da Educação. 7. ed., atual. Brasília: Ministério da Justiça, 2014. 272 p.: il.

BARBOSA, Lutiana Valadares Fernandes. “Alicerce para educação em direitos humanos”: reflexões sobre democracia pragmatista e pedagogia crítica. 2016. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Direito, Belo Horizonte, 2016.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.

BRASIL. Diretrizes e bases da educação nacional (1996). Lei federal nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996. Brasília, DF: 1996.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Tradução Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. Tradução Rosisca Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971. (Série Ciência e Informação, 6).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50 ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 56ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo: Cortez, 1993.

GUSTIN, Miracy. Das Necessidades Humanas aos Direitos: Ensaio de Sociologia e Filosofia do Direito. Belo Horizonte: Del Rey, 1999.

HABERMAS, Jügen. Direito e Democracia: entre facticidade e validade. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011. 2v.

MURER, E.; OLIVEIRA, J. D. F.; MENDES, R. T. “Substâncias Psicoativas no Ambiente Escolar”, “Alimentação, Atividade Física e Qualidade de Vida dos Escolares no Município de Vinhedo/SP”. Editorial, n° 11, 2009, p. 89-99.

OLIVEIRA, Pablo Alves de. O ódio à educação e a democratização radical da educação jurídica através da aprendizagem mediada significativa: proposta de um novo modelo para os cursos de Direito (Ou como transformar a sala de aula numa mesa de bar?). 2017. 281lf. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Direito, Belo Horizonte, 2017.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual.Tradução de Lílian do Valle. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

SANTOS, Camila Bassôa dos. “Campo Minado”: a prevenção ao abuso de drogas em escolas de territórios socialmente vulneráveis. 2016. 133lf. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Porto Alegre, 2016.

SAMPAIO, Juliana, SANTOS Gilney Costa, AGOSTINI Marcia, SALVADOR Anarita de Souza; Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão pernambucano. Comunicação Saúde Educação, 2014, 1299-1312.

SILVA, Elissandro de Freitas, MORAES, Maria Silva de, PAVANI, Rafael Augusto Borges; Avaliação da informação sobre drogas e sua relação com o consumo de substâncias entre escolares. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2009, 204:216.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Virtuajus