Termos de Uso e Política de Privacidade

  • Janice Aparecida de Souza Universidade do Estado de Minas Gerais
Palavras-chave: Novas Tecnologias. Informação. Comunicação. Campanhas eleitorais

Resumo

O artigo discute o impacto das novas Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC´s sobre o exercício cotidiano da ação social e política e sobre a democracia institucionalizada. Evidencia o papel dos meios de comunicação como elemento definidor do sucesso ou fracasso das campanhas eleitorais e aponta a necessidade de uma nova gestão dos meios de comunicação que garanta lisura e credibilidade aos processos democráticos em um contexto que demanda novas estruturas de governança corporativa e legislativa.

Biografia do Autor

Janice Aparecida de Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais
Graduada em História, Especialista em Teoria e Método em História Moderna e do Brasil, mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutoranda em Ciências Sociais pela Pon-tifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora concursada na Faculdade de Educação da UEMG, trabalha com História da Educação: a Educação na Formação Social Moderna. Ocupou os cargos de Superintendente de Políticas de Promoção de Direitos e Cidadania, Coordenadora da Casa de Direitos Humanos e Diretora de Orientação ao Trabalho no Governo do Estado de Minas Gerais. Possui também 20 anos de experiências em atividades de gestão na iniciativa privada

Referências

BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o desenvolvimento mundial de 2016: Dividendos digitais: disponível em: <http://documents.worldbank.org/curated/pt/ 788831468179643 665/pdf/102724-WDR-WDR2016Overview-PORTUGUESE-WebResBox-394840B-OUO-9.pdf>

BOLAÑO, César R.S.; VIEIRA, Eloy S. Economia Política da Internet e os sites de redes sociais. Revista Optic Online. v. 16, n. 2, p. 75-88. mai-ago 2014. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/viewFile/2168/1947>

DERAKHSHAN, Hossein. Salve a internet. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, número 08, página 52 - 55, 2015. https://piseagrama.org/salve-a-internet/

MARX, Karl e ENGELS, F. O Manifesto Comunista. In: COGGIOLA, Osvaldo (Org.). São Paulo: Boitempo Editorial [1988] 2005.

MIGUEL, Luís Felipe. Os meios de comunicação e a prática política. Lua Nova. n. 55-56, 2002. pp 155-184. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ln/n55-56/a07n5556.pdf>

Publicado
11-09-2019