Projeto Universidade-Escola e Teoria da Justiça

A Travessia para a Consciência Jurídica Através da Vereda da Educação

  • Rosana Sampaio Pinheiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Direitos fundamentais. Projeto Universidade-Escola. Educação. Cidadania. Teoria da Justiça.

Resumo

Este trabalho se propõe a analisar os desdobramentos de uma ação educativa sobre a mortalidade infantil e o direito fundamental à saúde na voz de estudantes da terceira série do Ensino Médio de uma escola estadual da região nordeste de Belo Horizonte. A prática investigativa e extensionista ocorreu no âmbito do Projeto Universidade-Escola, por meio de uma Oficina de Redação. A voz dos alunos foi analisada tendo em vista o papel da educação para o formar-se da consciência jurídica dos cidadãos e, por conseguinte, para a compreensão do direito como máximo ético da cultura ocidental, que se traduz como a ideia de justiça no mundo contemporâneo. Assim, pretende-se demonstrar a importância de unir ensino, pesquisa e extensão, a fim de derrubar os muros que separam Universidade e comunidade, para que se alcance a plenificação dos direitos humanos fundamentais e, então, a justiça.

Publicado
19-02-2020