ANÁLISE DOS PARTIDOS POLÍTICOS BRASILEIROS SOBRE SEUS PROGRAMAS DE INTEGRIDADE

  • Gustavo Santana Silva Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Compliance Público, Partidos Políticos, Integridade

Resumo

Os partidos políticos são aglomerações de cidadãos com visões ideológicas comuns no intuito de contribuir para a construção de uma sociedade e a organização do Estado. Os partidos são um importante meio de participação popular na determinação da política institucional. No entanto, a percepção da população (em geral) dos partidos políticos são ruins, muitas vezes atrelados ao patrimonialismo e autoritarismo brasileiro. A percepção passa pela ideia de que os partidos são verdadeiramente “currais”, onde seus “donos” fazem do partido a extensão de seu patrimônio pessoal, com nítida violação dos ideais republicanos e escolhas políticas nada democráticas. O presente artigo tem por objetivo verificar ou observar até quando vai tal percepção é verdadeira nos documentos oficiais dos partidos no tema da integridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Todos os links presentes neste artigo foram retirados e disponibilizados pelos próprios partidos nos seus respectivos endereços eletrônicos com acesso no mês de Agosto de 2021.
BOBBIO, Norberto, 1909 - DICIONÁRIO DE POLÍTICA - Norberto Bobbio, Nicola Matteucci e Gianfranco Pasquino; trad. Carmen C., Varriale et ai.; coord. trad. João Ferreira; rev. geral João Ferreira e Luis Guerreiro Pinto Cacais. - Brasília: Editora Universidade de Brasília, 11ª ed., 1998. Vol. 1 : 674p. (total: 1.330p.). Vários colaboradores. Obra em 2v.
Publicado
14-02-2022
Seção
Artigos de Discentes e Egressos