O QUE VILA RICA E ATENAS TÊM EM COMUM?
Resumo
Considerando Eric Weiner, acerca de como e porque acontecem ao longo da história momentos de grande concentração de artes e cultura, analisam-se as possibilidades de agregação de pessoas geniais ocorridas tanto em Atenas, com sua profusão artística desde a Antiguidade, quanto em Vila Rica, numa forma moderna de descoberta de conglobar obras arquitetônicas e culturais variadas.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Jacyntho Lins (Org.). Literatura mineira: 300 anos. Belo Horizonte: BDMG Cultural, 2019.
DEBRET, Jean-Baptiste. A sociedade mineradora. Aquarela sobre papel (18,5 x 27,7 cm). Domínio público, Museus Castro Maya, RJ. Catálogo de Séries. História do Brasil. Disponível em:
https://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/historia-do-brasil/america-portuguesa/8791-a-sociedade-mineradora
FRIEIRO, Eduardo. Feijão, angu e couve: ensaio sobre a comida dos mineiros. Belo Horizonte: Itatiaia, 1982.
MACHADO, Simão Ferreira. Triunfo Eucarístico: exemplar da christandade Lusitana em pública exaltação da fé na solemne trasladação do divinissimo Sacramento da Igreja da Senhora do Rosario, para hum novo Templo da Senhora do Pilar em Villa Rica, Corte da Capitania das Minas aos 24. de Mayo de 1733. Lisboa Occidental: Officina da Musica, 1734.
RUGENDAS, Johann Moritz. Villa Rica, 1835. Litografia. Revista Museu. 2018.
Disponível em: https://www.revistamuseu.com.br/site/br/noticias/nacionais/4063-22-01-2018-exposicao-apresenta-o-brasil-de-rugendas-na-caixa-cultural-rio-de-janeiro.html
SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagens pelas províncias: Rio de Janeiro e Minas Gerais. Belo Horizonte: Itatiaia, 2019.
WEINER, Eric. Onde nascem os gênios. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2016.
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista VirtuaJus, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.