AS VERDADE DA INFORMAÇÃO E A MANIPULAÇÃO DO CONHECIMENTO DAS MASSAS
Keywords:
Informação, Conhecimento, Indústria Cultural, Alienação, Verdade.Abstract
O objetivo do presente artigo é abordar como a informação, veiculada na sociedade capitalista contemporânea pela grande mídia, se torna a consolidação de um aparato pré-configurado para a manipulação da opinião pública e do conhecimento das massas pelos detentores do poder econômico. A proposta aqui apresentada pretende demonstrar como a informação sofre determinado processamento e aparelhamento para vir a ser difundida e, por conseguinte, ser absorvida com determinado valor de conhecimento pelos indivíduos condicionados como receptores passivos em tal estrutura estabelecida; ordenamento este configurado pela Indústria Cultural, esta que dissemina a padronização aos indivíduos através dos meios de comunicação; nas propagandas e na informação veiculada. A padronização parte do aspecto macro, toda estrutura envolvida para tal, ao aspecto micro, a impregnação dos imperativos e do valor das informações nas consciências dos indivíduos, estes a serem conformados como massa, ou seja, o particular, aglutinado, que apenas se reconhece pelo universal. O conhecimento permanece estipulado unilateralmente a tal disponibilidade, donde o valor verdade do mesmo – para o indivíduo na condição de alienado – tem sua certeza dada pelo próprio veículo de informação, ou seja, para o indivíduo a marca e o veículo em si são um selo de garantia. Atingidos estes objetivos, foi possível constatar a relevância desta proposta que permite analisar como os fenômenos econômicos e sociais permanecem imbricados como condicionantes de uma arregimentação da sociedade contemporânea como um todo.
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I submit the presented work, an original text, for evaluation by the Sapere Aude journal of Philosophy and agree that its copyright will become the exclusive property of PUC Minas Publisher, prohibiting any reproduction, total or partial, in any other part or electronic/printed divulgation means before the necessary previous authorization is solicited and obtained from the Publisher. I also declare that there is no interest conflict between the aborded theme and the author, entrerprise, institution or individuals. I am not sure about this sentence and why it should be there. Do you publish any research that is subsidized by companies or that involves quantitative or qualitative interviews with participants?
