UMA PERSPECTIVA EMPODERADORA: UM OLHAR SOBRE AS OBRAS DE FREIRE E RANCIÈRE
Keywords:
Paulo Freire, Rancière, Educação, Empoderamento, Filosofia.Abstract
Esse artigo pretende discutir as similaridades entre o pensamento de Rancière encontrado em sua obra O Mestre Ignorante (2002) e em obras de Paulo Freire (2002; 1987; 1967), com o enfoque na relação entre professores e alunos e o empoderamento que a educação pode trazer para suas vidas. Rancière aborda o mito da pedagogia, que mais tarde será versado como causa do princípio do embrutecimento. Reforçando a importância de ir além dos conhecimentos do professor e dar aos alunos poder para encontrar suas próprias vontades, Rancière se aproxima dos pensamentos de Freire ao acreditar na educação como um processo que deve buscar a libertação e o pensamento crítico. Aproximando os dois autores, percebemos que o diálogo e a troca são os meios necessários para buscar a qualidade na educação e no aprendizado. Partindo do ponto de vista de Freire e Rancière, entendemos a educação como um processo de capacitação do estudante com relação à criticidade e reflexividade sobre aspectos que atravessam sua vida cotidiana e escolar. Só então, com base no empoderamento, podemos acreditar que a escola estará fazendo a sua parte educando cidadãos que podem refelxivo-criticamente compreender os diferentes contextos sociais, suas singularidades e homogeneidades.
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I submit the presented work, an original text, for evaluation by the Sapere Aude journal of Philosophy and agree that its copyright will become the exclusive property of PUC Minas Publisher, prohibiting any reproduction, total or partial, in any other part or electronic/printed divulgation means before the necessary previous authorization is solicited and obtained from the Publisher. I also declare that there is no interest conflict between the aborded theme and the author, entrerprise, institution or individuals. I am not sure about this sentence and why it should be there. Do you publish any research that is subsidized by companies or that involves quantitative or qualitative interviews with participants?
