Caracterizações do Pensamento Algébrico na Escola Básica

Autores

  • Marcela da Silva Caetano Rodrigues Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/ Discente
  • Márcia Maria Fusaro Pinto Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/ Docente

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2020v8n1p86-102

Palavras-chave:

Pensamento Algébrico. Ensino de Matemática. Matemática. Álgebra na Escola Básica.

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo sobre caracterizações do que vem sendo entendido como Pensamento Algébrico na escola básica. Apresentamos autores que são referências constantes em pesquisas sobre o tema, e discutimos os elementos teóricos elaborados por eles, com resultados e exemplos da utilização de tais noções em investigações empíricas. Concluímos apresentando nosso próprio entendimento sobre Pensamento Algébrico na escola básica, com reflexões sobre quando, como e por que elaborar atividades em sala de aula da escola básica que tenham por objetivo o seu desenvolvimento, e que promovam habilidades que serão posteriormente requeridas em conteúdos mais avançados da Matemática.

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Publicado

2020-05-30

Como Citar

RODRIGUES, Marcela da Silva Caetano; PINTO, Márcia Maria Fusaro. Caracterizações do Pensamento Algébrico na Escola Básica. Abakós, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 86–102, 2020. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2020v8n1p86-102. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/19316. Acesso em: 24 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers