Simulações Envolvendo Eletroquímica: Contribuições para o Ensino Médio

Autores

  • Marcelo Machado Viana Universidade Federal de Minas Gerais
  • Atenildo Gonçalves Barbosa Junior Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2021v9n1p60-82

Palavras-chave:

Simulação computacional. Eletroquímica. Ensino médio.

Resumo

As simulações computacionais têm sido uma importante ferramenta de ensino frequentemente utilizada no ensino médio, contribuindo para a interatividade e inserção de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no contexto escolar. No Ensino de Química, vários temas podem ser abordados utilizando essa tecnologia de ensino. Neste trabalho, o conteúdo eletroquímica foi escolhido por apresentar diversos exemplos tecnológicos e aplicação direta em nosso cotidiano. Inicialmente, foram realizadas uma revisão bibliográfica e uma análise das simulações deste tema disponíveis na internet, com base em critérios abordados na literatura sobre a qualidade de softwares educacionais. Alguns critérios como: facilidade de uso, recursos motivacionais, adequação dos recursos de mídia às atividades pedagógicas e conteúdos foram discutidos. Em particular, este trabalho traz uma contribuição para professores e alunos do Ensino Médio no sentido de auxiliar na escolha pela simulação a ser explorada nos processos de ensino e de aprendizagem do conteúdo eletroquímica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Machado Viana, Universidade Federal de Minas Gerais

PhD in Chemistry, Departamento de Química, Instituto de Ciências Exatas. Universidade Federal de Minas Gerais

Atenildo Gonçalves Barbosa Junior, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduate in Chemistry. Universidade Federal de Minas Gerais

Downloads

Publicado

2021-05-27

Como Citar

VIANA, Marcelo Machado; BARBOSA JUNIOR, Atenildo Gonçalves. Simulações Envolvendo Eletroquímica: Contribuições para o Ensino Médio. Abakós, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 60–82, 2021. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2021v9n1p60-82. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/23775. Acesso em: 10 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers