Associações entre Geometria Analítica, Padrões Fractais e Computação:

Possibilidades Para o Ensino Médio Técnico

Autores

  • Adriano Rodrigues de Melo Instituto Federal Catarinense
  • Gustavo Vieira Ferreira Instituto Federal Catarinense
  • Weliton Dal Pizzol Maria Instituto Federal Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2022v10n2p57-75

Palavras-chave:

Registros de representação. Geometria fractal. Geometria analítica. Programação.

Resumo

Apresentamos neste trabalho uma proposta de integração entre geometria analítica, geometria fractal e programação de computadores, desenvolvida a partir de um projeto de iniciação científica executado com estudantes do ensino médio técnico. A ideia central está alicerçada no desafio de representar os padrões geométricos das formas fractais nas linguagens algébrica e computacional. Adotamos, nesses termos, uma perspectiva que se adere ao disposto na teoria dos registros de representação semiótica, devida à Raymond Duval, que do ponto de vista cognitivo, afirma que a coordenação entre diversos registros de representação é fundamental para a aprendizagem matemática. Embora vários tenham sido os padrões fractais estudados sob essa ótica, neste texto discorremos apenas sobre os desenvolvimentos associados à famosa curva de Koch.

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Biografia do Autor

Adriano Rodrigues de Melo, Instituto Federal Catarinense

Instituto Federal Catarinense

Gustavo Vieira Ferreira, Instituto Federal Catarinense

Instituto Federal Catarinense

Weliton Dal Pizzol Maria, Instituto Federal Catarinense

Instituto Federal Catarinense

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Publicado

2022-11-29

Como Citar

MELO, Adriano Rodrigues de; FERREIRA, Gustavo Vieira; MARIA, Weliton Dal Pizzol. Associações entre Geometria Analítica, Padrões Fractais e Computação:: Possibilidades Para o Ensino Médio Técnico. Abakós, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 57–75, 2022. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2022v10n2p57-75. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/27176. Acesso em: 10 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers