Criptografia e Livros Didáticos do Ensino Médio:

Uma Análise Sobre as Novas Obras Didáticas Específicas do PNLD 2021

Autores

  • Beatriz Fernanda Litoldo Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Douglas Ribeiro Guimarães Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2023v11n2p31-51

Palavras-chave:

Educação Matemática, Reforma do Ensino Médio, Criptografia, Livros didáticos, Cifras e códigos

Resumo

Neste artigo analisamos as novas obras didáticas específicas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático, edital de 2021, na frente de ‘Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em diálogo com a Matemática’. Para esta análise, nos aprofundamos na temática da Criptografia, visto que ela relaciona conceitos matemáticos com a interdisciplinaridade a partir de visões sociais e humanas, ou seja, é um tema que estaria de acordo com os princípios das obras citadas. De abordagem qualitativa, a pesquisa documental retratada no texto apresenta os resultados da investigação a partir das análises horizontal e vertical dos livros didáticos. Como discussões, apresentamos quatro categorias não disjuntas que emergiram dos dados: definições sobre criptografia; tipos de cifras, conceitos matemáticos e aplicações; tecnologias e entretenimento; e segurança da informação e interdisciplinaridade. Apontamos como principais resultados a pouca presença da Criptografia nas obras analisadas, sendo proeminente em apenas um livro dentre os nove investigados; a falta de articulação entre as áreas do conhecimento quando olhamos para a temática; e algumas incoerências conceituais e de aplicação da Criptografia. Refletimos que outros temas, conteúdos e discussões podem ser observados nessas obras, principalmente para trazer subsídios aos professores que farão uso delas a partir dos próximos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Fernanda Litoldo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática e Professora pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro -
UFTM, câmpus Uberaba/MG, Brasil

Douglas Ribeiro Guimarães, Universidade Estadual Paulista

Mestrando em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro) e Licenciado em Matemática (UNESP/Rio Claro). Integrante do Grupo de Pesquisa TeorEMa - Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática. Desenvolve pesquisas sobre Livros Didáticos de Matemática e estudos em Educação Matemática Crítica.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

LITOLDO, Beatriz Fernanda; GUIMARÃES, Douglas Ribeiro. Criptografia e Livros Didáticos do Ensino Médio:: Uma Análise Sobre as Novas Obras Didáticas Específicas do PNLD 2021. Abakós, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 31–51, 2023. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2023v11n2p31-51. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/28560. Acesso em: 13 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers