Análise das Dimensões de Conteúdo e Origem dos Contextos em Jogos Digitais para o Ensino de Ciências:

o que Diz a Produção Científica Nacional?

Autores

  • Marcos Batista de Morais Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada UFR-PE/UAST.
  • Flávia Cristiane Vieira da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco/UAST

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2022v10n2p76-103

Palavras-chave:

Atividades lúdicas. Ensino de ciências. Jogos digitais. Mapeamento.

Resumo

A presente pesquisa tem o intuito de mapear a produção científica nacional acerca da utilização de jogos e atividades lúdicas no ensino, analisando especificamente os jogos digitais e como esses podem ser utilizados para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem de conteúdos científicos. A metodologia consiste em realizar, primeiramente, um mapeamento horizontal acerca de trabalhos correspondentes à busca do termo Jogo publicados recentemente, de 2020 a 2022, em periódicos Qualis A1 e A2, conforme classificação da CAPES para o quadriênio de 2012-2016, e nos últimos anais de eventos (2018 e 2021), a nível nacional. Além dos periódicos com qualificação da CAPES, a Revista Eletrônica Ludus Scientiae (RELuS) também foi escolhida por se tratar de uma revista especializada na área. Posteriormente, o mapeamento vertical se apresenta com o uso da Análise Textual Discursiva (ATD) para os artigos que focam especificamente na aplicação, elaboração, proposta e/ou avaliação de jogos digitais no ensino, buscando por dimensões de conteúdo e por origens de contexto no corpus de análise. Como resultados do mapeamento horizontal, obtivemos dados quantitativos, com um retorno de 152 trabalhos voltados a jogos, sendo 28 desses referentes aos jogos digitais, e uma caracterização de questões como a autoria, local e ano de publicação, além do tipo de pesquisa que cada trabalho apresenta. Para o mapeamento vertical identificamos tanto as dimensões de conteúdo, explicitando momentos em que essas podem ser identificadas, quanto as origens de contexto, apresentadas da mesma forma. Compreendemos, com a pesquisa, a necessidade de mais estudos acerca de jogos digitais e a importância do uso desses recursos para um efetivo processo de ensino e aprendizagem das Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Batista de Morais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada UFR-PE/UAST.

Licenciado em Química. Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST).

Flávia Cristiane Vieira da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco/UAST

Doutora em Ensino de Ciências. Docente do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST).

Downloads

Publicado

2022-11-29

Como Citar

MORAIS, Marcos Batista de; SILVA, Flávia Cristiane Vieira da. Análise das Dimensões de Conteúdo e Origem dos Contextos em Jogos Digitais para o Ensino de Ciências: : o que Diz a Produção Científica Nacional?. Abakós, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 76–103, 2022. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2022v10n2p76-103. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/28706. Acesso em: 14 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers