Sala de Aula Invertida e Álgebra Linear:

uma Proposta de Atividade Envolvendo Octave e Cadeia de Markov

Autores

  • Mônica Aparecida Cruvinel Valadão Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Douglas Frederico Guimarães Santiago Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Thiago Parente Lima Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2023v11n2p91-113

Palavras-chave:

Cadeias de Markov, Metodologias ativas, Sala de aula invertida, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Resumo

Os conceitos estudados na disciplina de Álgebra Linear são explorados em diferentes aplicações de outras áreas da Matemática, Engenharia, Economia, Biologia, Estatística, dentre outras. Essa interdisciplinaridade representa uma oportunidade para a utilização de metodologias ativas. Nesse sentido, a proposta deste trabalho é uma atividade estruturada no método sala de aula invertida, abordando conceitos de Álgebra Linear aplicados ao tema Cadeia de Markov e fazendo uso de tecnologias digitais de informação e comunicação através do Octave. Para o desenvolvimento da atividade, procurou-se aplicar as ações sugeridas pela taxonomia de Bloom. Este trabalho pode ser utilizado como um direcionamento para docentes que se interessem pelo método sala de aula invertida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-11-13

Como Citar

VALADÃO, Mônica Aparecida Cruvinel; SANTIAGO, Douglas Frederico Guimarães; LIMA, Thiago Parente. Sala de Aula Invertida e Álgebra Linear:: uma Proposta de Atividade Envolvendo Octave e Cadeia de Markov. Abakós, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 91–113, 2023. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2023v11n2p91-113. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/28975. Acesso em: 10 set. 2025.

Edição

Seção

Comunicações / Communications

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)