Quadrinhos no Processo de Produção de Significados acerca do Teorema de Pitágoras

Autores

  • Higor Soares Majoni Secretaria de Educação do Espírito Santo
  • Lígia Arantes Sad Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.e2025130103

Palavras-chave:

História em Quadrinhos, Modelo dos campos semânticos, Produção de significados, Teorema de Pitágoras

Resumo

A utilização das Histórias em Quadrinhos em salas de aula da educação básica tem se tornado altamente relevante, principalmente no ensino de Matemática, oferecendo diversas possibilidades. Diante disso, este artigo reflete a produção de significados alcançados por estudantes do 3º ano do Ensino Médio em relação ao conteúdo matemático Teorema de Pitágoras a partir da utilização de uma História em Quadrinhos intitulada “Problemas com o teorema de “Pitágoras”?”. Esse conteúdo é destacado na Base Nacional Comum Curricular tanto para os anos finais do Ensino Fundamental II, quanto para o Ensino Médio. Como objetivo principal, tem-se uma análise da produção de significados relacionados ao teorema em decorrência da leitura da referida história em quadrinhos durante as aulas de matemática com o aporte teórico fundamentado pelo Modelo dos Campos Semânticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Higor Soares Majoni, Secretaria de Educação do Espírito Santo

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo; Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Professor efetivo de Matemática na rede Estadual do Espírito Santo e na rede Municipal de Cariacica (ES), Brasil.

Lígia Arantes Sad, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes

Doutora em Educação Matemática, pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-05-23

Como Citar

MAJONI, Higor Soares; SAD, Lígia Arantes. Quadrinhos no Processo de Produção de Significados acerca do Teorema de Pitágoras. Abakós, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. e2025130103, 2025. DOI: 10.5752/P.2316-9451.e2025130103. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/31383. Acesso em: 14 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers