Quadrinhos no Processo de Produção de Significados acerca do Teorema de Pitágoras
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.e2025130103Palavras-chave:
História em Quadrinhos, Modelo dos campos semânticos, Produção de significados, Teorema de PitágorasResumo
A utilização das Histórias em Quadrinhos em salas de aula da educação básica tem se tornado altamente relevante, principalmente no ensino de Matemática, oferecendo diversas possibilidades. Diante disso, este artigo reflete a produção de significados alcançados por estudantes do 3º ano do Ensino Médio em relação ao conteúdo matemático Teorema de Pitágoras a partir da utilização de uma História em Quadrinhos intitulada “Problemas com o teorema de “Pitágoras”?”. Esse conteúdo é destacado na Base Nacional Comum Curricular tanto para os anos finais do Ensino Fundamental II, quanto para o Ensino Médio. Como objetivo principal, tem-se uma análise da produção de significados relacionados ao teorema em decorrência da leitura da referida história em quadrinhos durante as aulas de matemática com o aporte teórico fundamentado pelo Modelo dos Campos Semânticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos detêm o copyright sem restrições e mantêm direitos de publicação nos termos da licença Creative Common 4.0.
Licença Creative Common 4.0 - CC BY
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY