Percepção Docente sobre as Possibilidades e Desafios do uso do GeoGebra na Matemática Escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.e2025130206

Palavras-chave:

Geometria, Educação Matemática, GeoGebra, Formação continuada docente

Resumo

Este artigo objetiva discutir as possibilidades e desafios do uso do GeoGebra no ensino de geometria na perspectiva de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa que originou este artigo é de cunho qualitativo e versa sobre a percepção docente frente a uma formação continuada em serviço sobre o uso do software GeoGebra no ensino de geometria. A produção de dados consistiu na aplicação de um questionário, uma roda de conversa e uma ação formativa em serviço com proposição e elaboração de atividades investigativas. Na percepção das docentes, o software permite trabalhar de forma lúdica o ensino de geometria com turmas de alfabetização. Assim, ele propicia uma aprendizagem significativa e permite visualizar além das figuras geométricas prototípicas. Concluímos que o pouco ou nenhum uso do laboratório de informática da escola onde os dados foram produzidos residiam na falta de formação docente e apoio técnico, o não conhecimento sobre a existência do laboratório, alguns problemas no maquinário, a preocupação em como gerir o tempo do planejamento, entre outros desafios apontados pelas professoras participantes. Concluímos que a formação continuada necessita ter sentido para que docentes possam compartilhar experiências e ideias de como integrar as tecnologias digitais ao ensino de matemática, pois a formação baseada na colaboração e na participação coletiva contribui para o desenvolvimento profissional e reconhecimento do papel social docente. Assim, é necessário investimento em políticas públicas no que se refere à capacitação dos profissionais de educação e à infraestrutura tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taylla Cristina de Paula Silva, Universidade Federal de Viçosa

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) . Na graduação, realizou mobilidade acadêmica internacional na Universidade de Caldas (UCALDAS) - Colômbia e atuou como pesquisadora no Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero (NIEG) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Participou como membro do Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPED) da Universidade Federal de Viçosa e Programa de Educação Tutorial - PET/EDU/UFV do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa. Graduada em Educação Especial pela Universidade de Santa Cecilia. Especialista em Ensino Religioso. Especialista em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado. Membro do grupo Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação (GATE) da UFV. Professora efetiva na Rede Estadual de Minas Gerais e na Rede Municipal de Viçosa. Realiza pesquisas sobre formação docente, alfabetização matemática, tecnologias digitais e inclusão.

Silvana Claudia dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Licenciatura em Matemática - CEFET- PR, Unidade do Sudoeste - Campus de Pato Branco, mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Docente do Departamento de Educação na Universidade Federal de Viçosa, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, no qual foi coordenadora durante o período de março de 2018 a março de 2020. Também atuou como docente no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática desta mesma instituição. Coordenadora do Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação - GATE e membro associada do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática - GPIMEM - da UNESP-RC. Já coordenou projetos de ensino, pesquisa e extensão, foi coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - subprojeto Pedagogia da UFV. Em 2021 concluiu o pós-doutorado em Educação Matemática no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - PPGEM/UNESP, onde pesquisou sobre as relações entre o pensamento computacional e o pensamento matemático na infância.

Downloads

Publicado

2025-12-01

Como Citar

SILVA, Taylla Cristina de Paula; SANTOS, Silvana Claudia dos; FARIA, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho. Percepção Docente sobre as Possibilidades e Desafios do uso do GeoGebra na Matemática Escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Abakós, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. e2025130206, 2025. DOI: 10.5752/P.2316-9451.e2025130206. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/33342. Acesso em: 30 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers