Percepção Docente sobre as Possibilidades e Desafios do uso do GeoGebra na Matemática Escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.e2025130206Palavras-chave:
Geometria, Educação Matemática, GeoGebra, Formação continuada docenteResumo
Este artigo objetiva discutir as possibilidades e desafios do uso do GeoGebra no ensino de geometria na perspectiva de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa que originou este artigo é de cunho qualitativo e versa sobre a percepção docente frente a uma formação continuada em serviço sobre o uso do software GeoGebra no ensino de geometria. A produção de dados consistiu na aplicação de um questionário, uma roda de conversa e uma ação formativa em serviço com proposição e elaboração de atividades investigativas. Na percepção das docentes, o software permite trabalhar de forma lúdica o ensino de geometria com turmas de alfabetização. Assim, ele propicia uma aprendizagem significativa e permite visualizar além das figuras geométricas prototípicas. Concluímos que o pouco ou nenhum uso do laboratório de informática da escola onde os dados foram produzidos residiam na falta de formação docente e apoio técnico, o não conhecimento sobre a existência do laboratório, alguns problemas no maquinário, a preocupação em como gerir o tempo do planejamento, entre outros desafios apontados pelas professoras participantes. Concluímos que a formação continuada necessita ter sentido para que docentes possam compartilhar experiências e ideias de como integrar as tecnologias digitais ao ensino de matemática, pois a formação baseada na colaboração e na participação coletiva contribui para o desenvolvimento profissional e reconhecimento do papel social docente. Assim, é necessário investimento em políticas públicas no que se refere à capacitação dos profissionais de educação e à infraestrutura tecnológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos detêm o copyright sem restrições e mantêm direitos de publicação nos termos da licença Creative Common 4.0.
Licença Creative Common 4.0 - CC BY
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY
Português
English
