Utilização de TIC para o estudo do movimento: alguns experimentos didáticos com o software Tracker - DOI 10.5752/P.2316-9451.2014v2n2p24

Autores

  • Jorge Alberto Lenz Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR
  • Nestor Cortez Saavedra Filho UTFPR
  • Arandi Ginane Bezerra Jr. UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2014v2n2p24

Resumo

Neste trabalho é relatada uma experiência referente ao uso da videoanálise no Ensino de Física, por meio do programa livre Tracker. Apresentamos resultados referentes à coleta, análise e modelamento dos dados relativos a uma atividade experimental sobre o movimento parabólico. Para isso, foi utilizado o lançamento de um carrinho de brinquedo. Neste contexto situamos a videoanálise como exemplo de uma Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Ensino de Física. Videoanálise refere-se à decomposição de vídeos de movimento quadro a quadro para que os processos físicos possam ser acompanhados. Assim, percebe-se a evolução das grandezas físicas fundamentais do movimento. Neste processo, os estudantes podem tornar-se agentes centrais e ativos nas atividades experimentais ao filmar os experimentos, obter e tratar seus respectivos dados. Nosso projeto também inclui o desenvolvimento de manuais e cursos sobre videoanálise para professores em formação. Entendemos que esta TIC surge como uma importante alternativa a ser usada nos diversos níveis de ensino e como forma de incrementar as aulas de Física tanto no ensino superior quanto no ensino médio, em especial no sistema educacional brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Alberto Lenz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor classe DV do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Propriedades Ópticas e Espectroscopia da Matéria Condensada; Outras Interações da Matéria com Radiações e Partículas, atuando principalmente nos seguintes temas: laser de alta potência, processamento com laser, ablação com laser (laser ablation), deposição de filmes finos por laser pulsado, formação de nanopartículas por ablação com laser pulsado.

Downloads

Publicado

2014-05-30

Como Citar

LENZ, Jorge Alberto; SAAVEDRA FILHO, Nestor Cortez; BEZERRA JR., Arandi Ginane. Utilização de TIC para o estudo do movimento: alguns experimentos didáticos com o software Tracker - DOI 10.5752/P.2316-9451.2014v2n2p24. Abakós, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 24–34, 2014. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2014v2n2p24. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/P.2316-9451.2014v2n2p24. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)