Videoanálise e Ensino de Física em Situação de Vulnerabilidade Social
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2019v7n2p3-21Abstract
O presente trabalho apresenta uma aplicação em sala de aula do software livre Tracker, que é destinado à vídeoanálise, ou análise de movimentos quadro a quadro. A utilização do programa tem como objetivo criar alternativas para a falta de um efetivo laboratório didático de Ciências, falta que é um problema real em várias escolas brasileiras. Com a videoanálise, é possível abordar conceitos de Física por meio de filmagens feitas com câmeras digitais, inclusive aquelas presentes em telefones celulares. Os filmes podem ser gravados e analisados com o próprio Tracker ou com auxílio de um programa de planilhas eletrônicas. A proposta foi aplicada em turmas do 1.º ano do Ensino Médio em uma escola pública da rede estadual, que atende alunos de uma região carente e com grande risco social. A avaliação do trabalho foi realizada por meio de um relatório contendo questões sobre queda livre, comparando situações em que o programa foi usado com outras em que não foi. O material utilizado propôs aos alunos uma dinâmica motivadora para aprender e aplicar seus conhecimentos. Além disso, as aulas serviram de estímulo aos estudantes para um uso inclusivo e crítico de recursos tecnológicos.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I (we) submit the present work, an original and unpublished manuscript, from my (our) authorship, to Abakós - Magazine of Interdisciplinary Studies on Science and Informatics, and I (we) agree that the copyright related to this work will become property of PUC Minas Publisher. No partial or full reproduction is allowed, by any means (printed or electronic), dissociated from Abakós. Any reproduction requires prior written authorization granted by the Editor.
I (we) declare there is no type of interest conflict among the subject theme, author(s), organization(s), institution(s) and person(s).
I (we) recognize that Abakós is licensed under CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
