A COMPLEXIDADE DO TRABALHO DOCENTE À LUZ DA ERGOLOGIA

Autores

  • Mariana Veríssimo Soares de Aguiar Silva
  • Eni de Faria Sena

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2018v7n15p27-45

Palavras-chave:

Trabalho docente. Ergologia. Atividade. Autoconfrontação.

Resumo

Este texto apresenta um recorte da pesquisa intitulada: Da vida acadêmica à inserção no mundo do trabalho: um estudo a partir da experiência docente de egressos do curso de licenciatura em Pedagogia, que tem como objetivo compreender as dramáticas vivenciadas para se preencher a distância entre o trabalho prescrito e o trabalho real. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo dispositivo metodológico utilizado é a autoconfrontação simples e cruzada. A pesquisa foi realizada com duas professoras, que atuam na cena da aula no Ensino Fundamental I e na Educação Infantil. Os dados revelam que o trabalho real contém parte do trabalho prescrito e parte do trabalho imprevisível. Portanto a capacidade de criar para se resolver questões apresentadas no aqui e agora está relacionada ao corpo-si de cada professora em atividade humana de trabalho.

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Publicado

2019-12-09

Como Citar

SILVA, Mariana Veríssimo Soares de Aguiar; SENA, Eni de Faria. A COMPLEXIDADE DO TRABALHO DOCENTE À LUZ DA ERGOLOGIA. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 6, n. 15, p. 27–45, 2019. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2018v7n15p27-45. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/21984. Acesso em: 15 jun. 2025.