O caso Itaipu: estratégias e legitimação nas relações Brasil - Paraguai

Autores

  • Guilherme Ferreira Sorgine UERJ

Palavras-chave:

Regionalismo, Política externa. América do Sul, Mercosul, Análise de Política Externa.

Resumo

Este trabalho analisa a disputa entre Brasil e Paraguai pela divisão das receitas da usina binacionalde Itaipu, entre os anos de 2003 e 2010. A tese aqui defendida é de que as açõesadotadas pelo Brasil resultam de uma conjuntura em que as assimetrias que historicamentecaracterizam as relações intra-regionais do Brasil com seus vizinhos são temperadas, atualmente,por um crescente e relevante contexto de interdependência (KEOHANE e NYE,2001, p. 25). Nesse cenário, a atitude brasileira será pautada pela necessidade de ações quelegitimem a sua presença hegemônica na região, tendo em vista que eventuais atitudes de resistência,mesmo que tomadas por um país com menor poder relativo, poderiam afetar oavanço dos interesses brasileiros na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Ferreira Sorgine, UERJ

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPGRI-UERJ)

Downloads

Publicado

2012-12-04

Como Citar

Ferreira Sorgine, G. (2012). O caso Itaipu: estratégias e legitimação nas relações Brasil - Paraguai. Conjuntura Internacional, 9(5), 41–49. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/conjuntura/article/view/4295

Edição

Seção

ARTIGOS