Contraposição na produção de texto/sentido e o processo de aquisição da escrita

Autores

  • Liliane Souza do Amaral PUC Minas

Resumo

O presente trabalho objetiva contribuir para a construção de um modelo de processamento discursivo que possa auxiliar projetos de ensino/aprendizagem da escrita no ensino básico. Articulando pressupostos da Teoria da Enunciação (BENVENISTE, 1989) e da Teoria da Integração Conceitual (FAUCONNIER & TURNER, 2002) assumiu-se que uma das condições básicas de produção texto/sentido é operar com o Princípio da Contrafactualidade, uma das condições da integração de espaços referenciais no processamento discursivo. Nessa perspectiva, um dos objetivos do trabalho foi investigar e explicitar como os aprendizes operam com tal Princípio na produção de seus textos. Para a construção do corpus, partiu-se de cem textos produzidos por alunos em processo de aquisição da escrita (3o e 4o ciclos) de escolas municipal e particular. Desse total, foram adotados como objeto de análise dez textos aleatoriamente selecionados. Na análise, levando-se em conta que a operacionalização do Princípio da Contrafactualidade se dá primordialmente pela configuração de contraposições, objetivou-se identificar, descrever e analisar os diversos modos de contraposições efetivadas pelos aprendizes nas produções textuais. O resultado dessa análise pode ser tomado como uma contribuição para a especificação de objetos e de objetivos de ensino/aprendizagem da escrita, o que se explicita nas conclusões deste artigo.

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Como Citar

Amaral, L. S. do. (2011). Contraposição na produção de texto/sentido e o processo de aquisição da escrita. ContraPonto, 1(1), 107–125. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/contraponto/article/view/2258

Edição

Seção

Linguística