Governança corporativa e criação de valor para o acionista: da teoria à prática, os impactos organizacionais e financeiros

Autores

  • Irineu Dario Staub
  • Henrique Cordeiro Martins
  • Suzana Braga Rodrigues

Palavras-chave:

Ideologia, Criação de valor, Governança corporativa, Operações de buyback, Sistema Eva

Resumo

Este ensaio analisa a ideologia da criação de valor (shareholder value) como estratégia para a maximização do valor dos ativos dos acionistas, relacionada a instrumentos e práticas financeiras que a materializam. Nesse sentido, os pressupostos dessa ideologia são associados aos princípios de governança corporativa, destacando-se o modelo financeiro de governança. O estudo permite a análise das implicações nas práticas organizacionais e nas ações financeiras pelo exame de variáveis que se entrelaçam e interagem a partir dos seus elementos constituintes, entre os quais se destacam: os aspectos estruturais e processuais da organização; fluxo de caixa livre; a estrutura de capital das organizações que adotam a ideologia da criação de valor; a perspectiva temporal e a cadeia integrativa na criação de valor. Como instrumental prático requerido à produção de riquezas para os investidores foram analisadas as operações de buyback e o sistema Eva®. Por fim, são descritas a racionalização dos processos produtivos e a organização do trabalho como produtoras dos principais impactos da ideologia da criação de valor nas organizações.

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Publicado

2008-09-26

Como Citar

Staub, I. D., Martins, H. C., & Rodrigues, S. B. (2008). Governança corporativa e criação de valor para o acionista: da teoria à prática, os impactos organizacionais e financeiros. Revista Economia & Gestão, 2(3). Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/109