CAPITAL CULTURAL E CONSUMO DE BENS CULTURAIS EM FAMÍLIAS NUCLEARES
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n51p62-76Palavras-chave:
Consumo. Famílias nucleares. Capital cultural. Bens culturais.Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar a relação entre variáveis sociodemográficas e o capital cultural das famílias nucleares brasileiras com as despesas relacionadas ao consumo de bens e serviços culturais. A base de dados utilizada foi a Pesquisa de Orçamentos Familiares – período de 2008/2009, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo a amostra de 27.479 domicílios selecionados com base na estrutura familiar nuclear com presença de filhos em idade escolar. Para análise dos dados, utilizaram-se análise de regressão múltipla e coeficiente de correlação. Os resultados evidenciaram relação positiva entre a renda per capita familiar, o número de pessoas na família, o capital cultural e a idade do cônjuge com os gastos com bens e serviços culturais. De acordo com o modelo proposto, a renda per capita e o capital cultural foram as principais variáveis explicativas dos gastos com bens e serviços culturais das famílias.