CAPITAL CULTURAL E CONSUMO DE BENS CULTURAIS EM FAMÍLIAS NUCLEARES

Autores

  • Gilberto Venâncio Luiz Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba
  • Karla Maria Damiano Teixeira Departamento de Economia Doméstica, da Universidade Federal de Viçosa – Campus Viçosa/MG
  • Neuza Maria da Silva Departamento de Economia Doméstica, da Universidade Federal de Viçosa – Campus Viçosa/MG
  • Francismara Fernandes Guerra Departamento de Economia Doméstica, da Universidade Federal de Viçosa – Campus Viçosa/MG

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n51p62-76

Palavras-chave:

Consumo. Famílias nucleares. Capital cultural. Bens culturais.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar a relação entre variáveis sociodemográficas e o capital cultural das famílias nucleares brasileiras com as despesas relacionadas ao consumo de bens e serviços culturais. A base de dados utilizada foi a Pesquisa de Orçamentos Familiares – período de 2008/2009, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo a amostra de 27.479 domicílios selecionados com base na estrutura familiar nuclear com presença de filhos em idade escolar. Para análise dos dados, utilizaram-se análise de regressão múltipla e coeficiente de correlação. Os resultados evidenciaram relação positiva entre a renda per capita familiar, o número de pessoas na família, o capital cultural e a idade do cônjuge com os gastos com bens e serviços culturais. De acordo com o modelo proposto, a renda per capita e o capital cultural foram as principais variáveis explicativas dos gastos com bens e serviços culturais das famílias.

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Biografia do Autor

Gilberto Venâncio Luiz, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

Doutorado em Economia Doméstica pelo Programa de Pós-graduação em Economia Doméstica. Departamento de Economia Doméstica - Universidade Federal de Viçosa.

Karla Maria Damiano Teixeira, Departamento de Economia Doméstica, da Universidade Federal de Viçosa – Campus Viçosa/MG

Professora Associada do Departamento de Economia Doméstica, da Universidade Federal de Viçosa – Campus Viçosa/MG

PhD em Ecologia Familiar pela Michigan State University, Estados Unidos

Neuza Maria da Silva, Departamento de Economia Doméstica, da Universidade Federal de Viçosa – Campus Viçosa/MG

Professora Titular do Departamento de Economia Doméstica, da Universidade Federal de Viçosa – Campus Viçosa/MG

Doutora em Economia da Família e do Consumidor pela Purdue University - Estados Unidos

Francismara Fernandes Guerra, Departamento de Economia Doméstica, da Universidade Federal de Viçosa – Campus Viçosa/MG

Doutora em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - CEDEPLAR da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

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Publicado

2019-03-13

Como Citar

Luiz, G. V., Teixeira, K. M. D., da Silva, N. M., & Guerra, F. F. (2019). CAPITAL CULTURAL E CONSUMO DE BENS CULTURAIS EM FAMÍLIAS NUCLEARES. Revista Economia & Gestão, 18(51), 62–76. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n51p62-76

Edição

Seção

Artigos