TAP Portugal: o Desafio de Ser Fênix
Resumo
O caso de ensino “TAP Portugal: o desafio de ser Fênix” relata a trajetória da companhia aérea a partir de 2000, ano em que quatro brasileiros foram convidados a assumir a direção da empresa. Dificuldades financeiras e operacionais, problemas organizacionais, pendências trabalhistas e baixa motivação dos empregados caracterizavam o ambiente da empresa à época. O caso detalha as estratégias adotadas para alterar o modelo de gestão da empresa de forma a torná-la mais competitiva, bem como conseguir o envolvimento dos funcionários nos projetos de reestruturação e expansão do negócio. Os resultados auferidos com a implantação dos projetos desenvolvidos pelos gestores brasileiros foram positivos, mas desafios ainda persistem para que a empresa reverta definitivamente sua situação financeira deficitária e se consolide como uma das principais companhias aéreas internacionais. O caso se destina a ilustrar conceitos e desenvolver competências gerenciais nas áreas de estratégia e gestão de pessoas, principalmente nos temas liderança e cultura organizacional. Ainda dentro dos objetivos de aprendizagem, o caso propõe que os alunos elaborem planos detalhados para fortalecimento/consolidação do modelo de gestão implantado pelo grupo de executivos brasileiros.Downloads
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Como Citar
Guimarães, L. de O., Tanure, B., & Almeida, A. G. V. de. (2010). TAP Portugal: o Desafio de Ser Fênix. Revista Economia & Gestão, 10(23), 118–134. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/1459
Edição
Seção
Caso de Ensino
