ORIENTAÇÃO PARA MARKETING EMPREENDEDOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A VISÃO DOS EMPRESÁRIOS DOS RAMOS DE VESTUÁRIO E ALIMENTAÇÃO

Autores

  • Leticia Fernandes de Negreiros Universidade Estadual de Maringá
  • Alexandre Eugenio Pieske Universidade Estadual de Maringá
  • Franciani Fernandes Galvão Universidade Estadual de Maringá
  • Haroldo Yutaka Misunaga Universidade Estadual de Maringá
  • Francisco Giovanni David Vieira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n50p5-21

Resumo

Foi o reconhecimento e a importância da interação entre empreendedorismo e marketing que levou a proposição do conceito de Marketing Empreendedor (ME), o qual difere das premissas do marketing tradicional. O ME ou a Orientação para o Marketing Empreendedor (OME) têm sido vistos como mais adequados à realidade de Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Assim, este artigo busca investigar os fatores do constructo OME e a relação desses fatores com o desempenho percebido pelos donos ou gerentes das MPEs. O presente estudo se caracteriza como exploratório, descritivo e quantitativo. A pesquisa foi realizada com 120 MPEs do setor de vestuário e de alimentação de uma cidade de porte médio brasileira. As escalas do instrumento de coleta de dados foram traduzidas e adaptadas dos trabalhos de Blessa e Ripollés (2003) e de Batra et al. (2015). Como principal resultado, chegou-se a três fatores de OME, nomeadas como: olhar voltado ao mercado; olhar voltado à oportunidade e olhar voltado ao cliente. Verificou-se que o setor de vestuário teve um comportamento mais voltado à OME. Além disso, foi testada a influência dos fatores da OME no desempenho das MPEs, sendo que todos os fatores influenciam significativamente o desempenho.

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Publicado

2018-12-29

Como Citar

Negreiros, L. F. de, Pieske, A. E., Galvão, F. F., Misunaga, H. Y., & Vieira, F. G. D. (2018). ORIENTAÇÃO PARA MARKETING EMPREENDEDOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A VISÃO DOS EMPRESÁRIOS DOS RAMOS DE VESTUÁRIO E ALIMENTAÇÃO. Revista Economia & Gestão, 18(50), 5–21. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n50p5-21

Edição

Seção

Artigos