Medindo o construto da distância psíquica

Autores

  • Moisés Gabriel Fernandes da Silva
  • Ângela Maria Cavalcanti da Rocha
  • Otávio Figueiredo

Resumo

A questão de como as firmas tomam a decisão de entrar em mercados externos tem sido freqüentemente estudada na área de gestão internacional. Um conceito-chave utilizado para o entendimento deste processo é o construto da distância psíquica. Ao considerar seu ingresso na arena internacional, uma empresa escolheria primeiro aqueles mercados considerados mais semelhantes ao mercado doméstico, e, apenas posteriormente, em um estágio mais avançado, levaria em conta aqueles considerados mais distintos. O presente estudo buscou contribuir para o entendimento deste fenômeno testando dois instrumentos de coleta de dados utilizados para medir a distância psíquica. Os resultados mostraram forte correlação entre os dois instrumentos. Além da contribuição para a medição do próprio construto, este estudo também proporciona uma medida independente da distância psíquica do Brasil para outros países, ainda não disponível na literatura. Se as percepções da distância psíquica são, de fato, compartilhadas pelos indivíduos pertencentes a uma mesma cultura, se de fato representam as formas pelas quais os indivíduos de uma cultura percebem os de outra, os resultados deste estudo podem ser úteis a pesquisadores do tema.

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Publicado

2008-09-22

Como Citar

Silva, M. G. F. da, Rocha, Ângela M. C. da, & Figueiredo, O. (2008). Medindo o construto da distância psíquica. Revista Economia & Gestão, 7(14), 85–106. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/17

Edição

Seção

Artigos