INDÍCIOS DE CAPACIDADE DINÂMICA EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Autores

  • Thatiany Simone Catczu Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO
  • Rodrigo Roman Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
  • João Francisco Morozini Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2021v21n58p100-112

Palavras-chave:

Capacidade dinâmica, Capacidade de absorção, Capacidade de inovação.

Resumo

O mercado passa por constantes mudanças e as empresas precisam se adaptar por meio de suas capacidades dinâmicas para acompanhá-lo. A capacidade dinâmica está relacionada diretamente a capacidade de absorção e a capacidade de inovação. Neste contexto, este estudo teve como objetivo identificar atitudes relacionadas à capacidade dinâmica, bem como capacidade de absorção e de inovação em três agências de publicidade e propaganda de Guarapuava – PR. Para isso, empregou-se a abordagem de pesquisa qualitativa, por meio da estratégia de estudo de caso, com a utilização de entrevistas individuais semiestruturadas. Como técnica de análise de dados optou-se pela análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, este estudo demonstrou que as agências possuem níveis diferenciados de capacidades dinâmicas. Na agência A constatou-se elevado grau de capacidade dinâmica devido a identificação de um nicho de mercado que ainda é pouco explorado pelas demais. Já a agência B apresentou mais indícios de capacidade de absorção, pelo fato de realizar com frequência capacitações dos funcionários e pela atuação em uma rede de agências que possibilita a troca de conhecimentos. Por fim, a agência C apresentou indícios de capacidade de absorção por realizar palestras com o intuito de gerar mais conhecimento para a equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thatiany Simone Catczu, Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO

Professora do Departamento de Secretariado Executivo – DESEC da Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO

Rodrigo Roman, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Aluno especial do Mestrado em Administração da Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO

João Francisco Morozini, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Pós-Doutorado em Administração de Empresas – Empreendedorismo pela UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO
Professor do Programa de Stricto Sensu Mestrado em Administração PPGADM/UNICENTRO

Downloads

Publicado

2021-05-25

Como Citar

Catczu, T. S., Roman, R., & Morozini, J. F. (2021). INDÍCIOS DE CAPACIDADE DINÂMICA EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA . Revista Economia & Gestão, 21(58), 100–112. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2021v21n58p100-112

Edição

Seção

Artigos