INDÍCIOS DE CAPACIDADE DINÂMICA EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2021v21n58p100-112Palavras-chave:
Capacidade dinâmica, Capacidade de absorção, Capacidade de inovação.Resumo
O mercado passa por constantes mudanças e as empresas precisam se adaptar por meio de suas capacidades dinâmicas para acompanhá-lo. A capacidade dinâmica está relacionada diretamente a capacidade de absorção e a capacidade de inovação. Neste contexto, este estudo teve como objetivo identificar atitudes relacionadas à capacidade dinâmica, bem como capacidade de absorção e de inovação em três agências de publicidade e propaganda de Guarapuava – PR. Para isso, empregou-se a abordagem de pesquisa qualitativa, por meio da estratégia de estudo de caso, com a utilização de entrevistas individuais semiestruturadas. Como técnica de análise de dados optou-se pela análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, este estudo demonstrou que as agências possuem níveis diferenciados de capacidades dinâmicas. Na agência A constatou-se elevado grau de capacidade dinâmica devido a identificação de um nicho de mercado que ainda é pouco explorado pelas demais. Já a agência B apresentou mais indícios de capacidade de absorção, pelo fato de realizar com frequência capacitações dos funcionários e pela atuação em uma rede de agências que possibilita a troca de conhecimentos. Por fim, a agência C apresentou indícios de capacidade de absorção por realizar palestras com o intuito de gerar mais conhecimento para a equipe.