VIDA, ESTUDO E TRABALHO: DISCUTINDO AS TRAJETÓRIAS DOS JOVENS BRASILEIROS A PARTIR DA TEORIA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL FRANCESA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2020v20n55p58-68Palavras-chave:
Inserção profissional. Juventude brasileira. Mercado de trabalho.Resumo
Este estudo objetiva realizar uma aproximação entre a teoria de inserção profissional francesa e a juventude brasileira. Os pontos centrais de análise são a vida, o estudo e o trabalho, uma vez que a inserção profissional francesa considera os aspectos individuais, institucionais e sócio-históricos de um grupo social, sendo extensiva a diferentes contextos sociais. O estreitamento dessa teoria com a juventude brasileira é evidenciado pelo cenário formado por jovens franceses com elevada qualificação e grandes dificuldades de inserção no mercado - com atenção aos casos de desemprego e disposição de relações de trabalho precarizadas - algo semelhante ao que vem acontecendo com os jovens brasileiros nos últimos anos, apesar da expansão do ensino superior (considerando a influência de políticas públicas de acesso e programas de financiamento da educação superior).