Pulse: Um Futuro Responsável?
Palavras-chave:
Imagem, Marca, Responsabilidade Social, Estratégia, MarketingResumo
Este caso de ensino busca desenvolver habilidades e atitudes relevantes para a prática gerencial, assim como apoiar o profissional de ensino com material para aulas expositivas, por meio do levantamento de problemática pela qual passa uma organização de material desportivo à luz do seu ambiente de atuação. As informações para sua construção foram obtidas em pesquisa documental e por meio de experiências pessoais, incluindo-se a prestação de consultoria empresarial. São abordados os desafios de uma executiva de empresa de artigos desportivos, responsável pelo programa de redução de desperdícios, para executá-lo enquanto elemento importante para a imagem da marca, e que remetem aos problemas recorrentes no nível da responsabilidade social – os quais, embora claramente identificados, e até mesmo já submetidos a ações reversivas, teimam em sobreviver, não raro por fatores alheios à sua vontade. A discussão do caso é incitada por meio da exposição da visão da empresa sobre a sua responsabilidade social enquanto maior produtora de artigos desportivos do mundo, e do questionamento quanto à possibilidade de ela estar devidamente posicionada em um futuro responsável.