ALIANÇAS ESTRATÉGICAS: UMA PROPOSTA DE REVISÃO SISTEMÁTICA DOS AVANÇOS NO CAMPO DE ESTUDOS ENTRE 2006 E 2016

Autores

  • Rodrigo Cassimiro de Freitas PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
  • Bruna Habib Cavazza UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
  • Valderí de Castro Alcântara UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
  • Mozar José de Brito UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n50p62-79

Palavras-chave:

Alianças Estratégicas. Revisão Sistemática. Meta-análise. Relações Interorganizacionais. Cooperação

Resumo

Esse trabalho ambiciona compreender os principais avanços no campo de estudos que aborda as Alianças Estratégicas Interorganizacionais. Para atender a essa inclinação toma-se como orientação os pressupostos da investigação meta-analítica com base em um processo de revisão sistemática de literatura. Para amparar teoricamente o trabalho são discutidos eixos teóricos que tratam das relações interorganizacionais, das relações de cooperação entre empresas e das alianças estratégicas. O processo metodológico foi conduzido a partir de uma revisão sistemática meta-analítica, que se debruçou sobre o tema Alianças Estratégicas. Nesse percurso, procederam-se buscas na base de dados Web of Science. Foram adotados critérios de seleção, o que permitiu reduzir a amostra de 676 para total de 25 artigos completos. Esses documentos foram analisados em duas etapas, a saber, a primeira bibliométrica e descritiva; a segunda semântica com suporte da análise de conteúdo quantitativa. Os resultados dessa pesquisa sinalizam para uma diversificação do campo de estudos, quanto aos aspectos demográficos e às implicações produzidas pelos artigos abordados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Cassimiro de Freitas, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Doutorando e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2014), área de concentração em Marketing, Estratégia e Inovação. Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009). Pesquisador do Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade - GEMACONS e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão como Prática Social - NEGEP-UFLA. Professor Assistente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Arcos. Tem experiência na área de Administração e Administração Pública, com ênfase nos seguintes temas: RSE, experiência de consumo, formação discente, análise de discurso e Antropomarketing

Bruna Habib Cavazza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Especialização em Negócios Internacionais pela Northern Michigan University (NMU/USA). Pesquisadora do Grupo de Estudos em Estratégia, Redes e Inovação (GEREI); pesquisadora do Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor (GECOM). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2011). Pesquisas nas áreas de estratégia, marketing e vendas em mercados de alta tecnologia, micro e pequenas empresas, inovação e plataforma de negócios. Atualmente desenvolve pesquisas sobre modelo e plataforma de negócios de veículos inteligentes atuando como pesquisadora do Laboratório de Mobilidade Terrestre da UFLA e Laboratoire Génie Industriel - CentraleSupélec - Université Paris Saclay.

Valderí de Castro Alcântara, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Mestre em Administração (UFLA). Desenvolve a tese de doutorado Práticas de gestão das águas minerais: momentos, articulações e movimentos deliberativos transformacionais da gestão social no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Foi professor substituto do Departamento de Administração e Economia (DAE-UFLA). Atuou (2017-2018) como coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (INCUBACOOP/UFLA). É membro do Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão Social (NEAPEGS). É bolsista de extensão no País do CNPq - Nível C.

 

Mozar José de Brito, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1988), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1993) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Atuou como coordenador da câmara SHA da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais no período de março de 2005 à março de 2008 e do Programa de Pós-graduação em Administração entre Janeiro de 2003 e março de 2007. Foi Pro-Reitor Adjunto de Pós-graduação da Universidade Federal de Lavras entre maio de 2004 e março de 2007. No período de junho de 2008 e junho de 2012 ocupou o cargo de Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras, tendo participado de diversas comissões, conselhos e câmaras de caráter consultivo. Possui experiência de pesquisa, ensino e desenvolvimento na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Organizações, Administração de Ciência e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: poder, cultura, aprendizagem e relações de trabalho.Foi o primeiro coordenador do mestrado profissional em administração pública oferta pela UFLA e um de seus fundadores. Esta experiência possibilitou a obtenção de bolsa de produtividade (Categoria 1B) e participação como membro do Comitê de Assessoramento da Área de Administração e Economia vinculado ao CNPQ entre 2016 e setembro de 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Freitas, R. C. de, Cavazza, B. H., Alcântara, V. de C., & Brito, M. J. de. (2018). ALIANÇAS ESTRATÉGICAS: UMA PROPOSTA DE REVISÃO SISTEMÁTICA DOS AVANÇOS NO CAMPO DE ESTUDOS ENTRE 2006 E 2016. Revista Economia & Gestão, 18(50), 62–79. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n50p62-79

Edição

Seção

Artigos