O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E AS INOVAÇÕES DA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n50p115-133

Palavras-chave:

Inovação. Soluções. TI Verde

Resumo

O desenvolvimento sustentável passa definitivamente a fazer parte da agenda estratégica das organizações, com foco em oferecer produtos e serviços que atendam os aspectos ambientais e sociais, atingindo ainda o equilíbrio econômico. Entretanto, mesmo com esta visão sustentável, a área de tecnologia da informação (TI) é vista dentro da organização como suporte ao negócio, sendo cobrada por desempenho e redução de custos. Este contexto dicotômico foi avaliado neste artigo, ou seja, buscou-se identificar o direcionador de decisão que são empregados pelos gestores de TI na definição de investimentos em projetos. Foi verificado que o avanço tecnológico da indústria de TI, desenvolvendo novos produtos e soluções, atende a tríplice restrição de reduzir custos, melhorar desempenho e ainda ser mais sustentável. O método utilizado foi o estudo de caso múltiplo em grandes organizações comprometidas com o desenvolvimento sustentável, em perspectiva qualitativa, ancorado por análise de literatura acadêmica e técnica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Cardoso Oliveira, PPGA - Universidade Nove de Julho

Doutorando em Administração pelo PPGA da Universidade Nove de Julho. Mestre em Administração - Gestão de Projetos pela Universidade Nove de Julho, com orientação para os temas de sustentabilidade. Possui graduação em Tecnologia em Eletricidade pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1987), com pós graduação em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação pela Fundação Getulio Vargas. Grande experiência em Gestão de Projetos Complexos nas áreas de Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Professor de cursos de extensão em Gestão de Projetos e Telecomunicações.

Roque Rabechini Jr, PPGA - Universidade Nove de Julho

Pós-doutor e mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) É engenheiro de produção pela Universidade Mackenzie. Atua como pesquisador de tecnologia, gerenciamento de projetos e estratégia empresarial trabalhando como consultor em projetos de implementação de escritórios de projetos, estruturação de processos de lançamento de novos produtos, criação de metodologia de gerenciamento de projetos, entre outros. É professor do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Nove de Julho-UNINOVE

Leandro Alves Patah, PPGA - Universidade Nove de Julho

Leandro Patah possui pós-doutorado em administração pela The Wharton School da University of Pennsylvania, é doutor e mestre em engenharia de produção pela Poli-USP, possui pós-graduação em administração de empresas pela EAESP-FGV e é engenheiro mecânico formado pela EESC-USP. É professor doutor do Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos e do Programa de Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Nestes programas de pós-graduação stricto sensu é responsável desde 2012 pelas disciplinas Gerenciamento de Projetos e Advanced Topics in Project Management conduzida em parceria com a Bentley University de Boston/EUA. Atualmente orienta as dissertações de mestrado de dois alunos dos programas com previsões de defesa para 2018 e três teses de doutoramento com previsão de defesa para 2019. Neste programa já titulou 11 alunos como mestres. É professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo onde orienta três alunos de mestrado com previsão de defesa para 2018 e 2019 e um aluno de doutorado com previsão de defesa para 2020 e professor doutor do Departamento de Administração da Produção e Operações da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou na Camargo Corrêa S.A. durante 4 anos atuando como PMO corporativo para a Divisão Cimento responsável pela criação e implementação de um processo para gestão de projetos, pela capacitação dos gestores da empresa e pelo acompanhamento dos principais projetos da divisão. Atuou na Siemens Ltda. durante 12 anos tendo trabalhado na implantação de projetos de instalação de equipamentos de telecomunicações para empresas de energia e operadoras de telecomunicações, na implementação de project offices e no treinamento de gerentes de projetos no Brasil e na Alemanha. Foi responsável pelo PMO corporativo, pelo controle do portfolio de projetos e pela implantação da metodologia de gerenciamento de projetos nas unidades da Siemens na América do Sul. É certificado como PMP pelo PMI e como Senior Project Manager (SPM) pela Siemens AG da Alemanha. É editor da Revista IPTEC e avaliador de artigos das Revistas IJPR, IMDS, GeP, GeAS, RAE e Exacta, do Simpósio Internacional de Gestão de Projetos (SINGEP), do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD) e do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) e co-autor dos livros Gerenciamento de Projetos na Prática I e II: Casos Brasileiros. É fluente em inglês, alemão e espanhol.

 

Downloads

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Oliveira, J. C., Rabechini Jr, R., & Patah, L. A. (2018). O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E AS INOVAÇÕES DA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Revista Economia & Gestão, 18(50), 115–133. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n50p115-133

Edição

Seção

Artigos