MODELO DE MENSURAÇÃO PARA ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE ECOINOVAÇÃO: ANÁLISE DOS ELEMENTOS DA CULTURA DE INOVAÇÃO

Autores

  • Marize Helena da Rosa Vendler Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO
  • Marlete Beatriz Maçaneiro Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2021v21n60p24-41

Palavras-chave:

Elementos da cultura de inovação, Práticas de ecoinovação, Capacidade competitiva.

Resumo

Este artigo teve por objetivo desenvolver um modelo de mensuração, por meio da definição de indicadores construídos a partir da análise de elementos culturais, que possam favorecer a adoção de práticas de ecoinovação na indústria da construção, como fonte de capacidade competitiva. Trata-se de uma pesquisa caracterizada como descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa e técnicas análise de conteúdo e triangulação. Os resultados apontam que os elementos culturais estudados favorecem a adoção de práticas de ecoinovação, por meio de fontes do ambiente que direcionam o desenvolvimento das práticas ambientais e inovadoras, que possibilitam as empresas obterem capacidade competitiva, pela apresentação de atributos de redução dos impactos ambientais.  Sob esta ótica, desenvolveu-se um roteiro diagnóstico de indicadores, que pode ser um mecanismo estratégico, uma vez que oferece um instrumento de avaliação, o qual proporciona um feedback sobre o que precisa ser desenvolvido para conceber uma cultura de inovação com enfoque mais ecoinovador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marize Helena da Rosa Vendler, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO.

Marlete Beatriz Maçaneiro, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, com pós-doutorado em Administração, e Professora do Programa de Mestrado Profissional em Administração – PPGADM e do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação – PROFNIT, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO.

Downloads

Publicado

2022-02-01

Como Citar

Vendler, M. H. da R., & Maçaneiro, M. B. (2022). MODELO DE MENSURAÇÃO PARA ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE ECOINOVAÇÃO: ANÁLISE DOS ELEMENTOS DA CULTURA DE INOVAÇÃO. Revista Economia & Gestão, 21(60), 24–41. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2021v21n60p24-41

Edição

Seção

Artigos