GERAÇÕES E ESTILO DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM ALAGOAS

Autores

  • Vivianne Klissia Oliveira Rocha Vivianne Klissia Oliveira Rocha Graduada em Administração de Empresas - UFAL
  • Ibsen Mateus Bittencourt Prof. Dr. Ibsen Mateus Bittencourt Federal University of Alagoas - UFAL NEES Researcher https://orcid.org/0000-0002-6543-143X
  • Paulo Henrique Desiderio Professor da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT
  • Carlos Antônio Sobrinho Professor do Instituto Federal Goiano - IFGOIANO

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n50p80-96

Palavras-chave:

Geração Tradicionalista, Baby Boomers, X, Y, Z e Alfa, Estilos de Aprendizagem, Modalidades didáticas.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar por meio do Inventário dos Estilos de Aprendizagem de Kolb quais são os estilos de aprendizagem e modalidades didáticas de preferência entre os alunos de acordo com a geração a que pertencem. Quanto ao método, foi feito um levantamento por meio de questionários aplicados, resultando em uma amostra de 313 respondentes, composta por integrantes da Geração X (2,2%), Geração Y (38,7%) e Geração Z (59,1%). Em relação ao Estilo de Aprendizagem foram identificados os quatro estilos, com predominância dos estilos Acomodador e Divergente, em ambas as gerações. Entretanto, quando separados também por curso, apresentou um resultado diferente do anterior, com maior concentração de alunos com o estilo divergente no curso de Administração e Acomodador nos demais cursos. Essa divergência também ocorre na preferência por modalidades didáticas, contudo, é possível identificar maior preferencias das Gerações Y e Z por abordagens mais ativas, divergindo das abordagens conservadoras que muitos professores utilizam. A pesquisa contribui com conhecimento acerca das particularidades e motivações de cada geração durante o processo de aprendizagem.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivianne Klissia Oliveira Rocha, Vivianne Klissia Oliveira Rocha Graduada em Administração de Empresas - UFAL

Vivianne Klissia Oliveira Rocha
Graduada em Administração de Empresas - UFAL

Ibsen Mateus Bittencourt, Prof. Dr. Ibsen Mateus Bittencourt Federal University of Alagoas - UFAL NEES Researcher

Doutor em Administração de Empresas (Mackenzie-SP), Mestre Educação Brasileira na linha de Tecnologia da Informação e Comunicação ? TIC (UFAL), MBA em Gestão de Turismo (UBM-RJ), Especialista em Matemática (UFPE), Bacharel em Administração de Empresas (UFAL) e Bacharel em Turismo (CESMAC). É Professor Adjunto II da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais ? NEES/UFAL/CNPq, atuando como Professor do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT e dos cursos de graduação de Administração de Empresas e Ciência da Computação. Já publicou mais de 100 artigos acadêmicos em Periódicos e Congressos Nacionais e Internacionais. É Sócio Proprietário da IT4LIFE empresa que desenvolve software baseado em recomendações humanas e consultoria na gestão de negócios complexos. Já trabalhou na Gerencia Comercial da VARIG Linhas Aéreas S/A e Contecny Contruções Ltda e na ICE Equipment que atuava no setor de importação e exportação de equipamentos SOREDEX da Finlândia e QR s.r.l da Itália.

Paulo Henrique Desiderio, Professor da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Doutor e Mestre em Administração de Empresas

Professor da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Carlos Antônio Sobrinho, Professor do Instituto Federal Goiano - IFGOIANO

Doutor e Mestre em Administração de Empresas

Professor do Instituto Federal Goiano - IFGOIANO

Downloads

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Rocha, V. K. O., Bittencourt, I. M., Desiderio, P. H., & Sobrinho, C. A. (2018). GERAÇÕES E ESTILO DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM ALAGOAS. Revista Economia & Gestão, 18(50), 80–96. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n50p80-96

Edição

Seção

Artigos