DESFILANDO NOS PÉS DAS CELEBRIDADES INTERNACIONAIS – A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA SCHUTZ E AS INOVAÇÕES NO MODELO DE NEGÓCIOS DO GRUPO AREZZO & CO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2020v20n55p171-188

Palavras-chave:

caso de ensino, internacionalização, inovação em modelo de negócios, indústria calçadista, Schutz.

Resumo

Este caso de ensino descreve a trajetória de internacionalização da Schutz, uma marca de calçados femininos do Grupo Arezzo & Co. Este processo é peculiar dentro do contexto da internacionalização de calcados brasileiros por dois aspectos. O primeiro é o desenvolvimento e posicionamento da marca dentro do próprio contexto da corporação. O segundo envolve a adoção do modo de entrada com o estabelecimento de lojas próprias nos Estados Unidos da América, representando assim uma operação wholesale. O caso se propõe a atender os seguintes objetivos de estudo: (a) proporcionar a compreensão de processo de internacionalização da marca Schutz; (b) compreender o modo de entrada utilizado pela empresa e, (c) revelar como o processo de internalização afeta o modelo de negócio do grupo Arezzo & Co. Este caso de ensino foi desenvolvido tendo em vista a sua aplicação em disciplinas de negócios internacionais e inovação, em cursos de graduação e pós-graduação, tais como Internacionalização de Empresas, Marketing Internacional e Gestão da Inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moema Pereira Nunes, Universidade Feevale

Professora

ICHS - Instituto de Ciências Humanas e Sociais

Downloads

Publicado

2020-09-01

Edição

Seção

Caso de Ensino