E AGORA JOSÉ, PARA ONDE VAI A ZENIR?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2020v20n57p111-126

Palavras-chave:

Estratégias de Marketing, Concorrência, Praça.

Resumo

O caso apresenta a narrativa da Zenir Móveis e Eletros, uma rede de lojas que atua, por decisão estratégica, exclusivamente no território cearense. O enredo apresenta as decisões tomadas quanto aos métodos utilizados para a expansão da empresa, e outros aspectos relacionados à aplicação dos recursos físicos, materiais, humanos entre outros. Assim, prestes a atingir o limite de municípios no estado do Ceará que atende às especificidades da metodologia aplicada pela organização, o caso convida o aluno a elucidar a situação-problema de qual deve ser o novo ambiente de atuação da Zenir.

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Biografia do Autor

Edivan Alexandre Ferreira, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Estudante de Graduação do Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Membro do Núcleo de Estudos em Negócios, Estratégia e Consumo (NEC-UFCA).

Halana Adelino Brandão, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Professora no Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Negócios, Estratégia e Consumo (NEC-UFCA). Orientadora no Programa de Iniciação a Docência (PID), ano V, com o projeto 'Método do Caso para Ensino em Marketing'. Tem interesse nos seguintes temas: Marketing, Consumo, Serviços, Economia Criativa, Pesquisa Qualitativa e Casos para Ensino.

Antonio Messias Valdevino, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor subistituto do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA-UFPB-2019), com ênfase em Marketing e Sociedade. Especialista em Gestão, Marketing e Comunicação Empresarial pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN-2017). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Cariri (UFCA-2016). É membro do Núcleo de Estudos em Negócios, Estratégia e Consumo (NEC-UFCA), com pesquisas nas áreas de Ensino e Pesquisa em Administração e Consumo. Tem interesse nas áreas de Marketing, Ensino de Marketing em Administração, Comportamento do Consumidor, Cultura e Consumo e Ciência de dados aplicada a Negócios.

Brena Carolina de Oliveira Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA-UFPB), com ênfase em Marketing e Tecnologia. Membro do Núcleo de Estudos em Negócios, Estratégia e Consumo (NEC-UFCA), grupo certificado pelo CNPq, e do Grupo de Pesquisas e Estudos em Marketing e Sociedade (PEMSA). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Tem interesse nas áreas de Marketing, Ensino de Marketing em Administração e Comportamento do Consumidor.

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Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Caso de Ensino