ESTUDO DA CULTURA ORGANIZACIONAL NA GERAÇÃO DE INOVAÇÃO: O CASO DE UMA EMPRESA SUL CATARINENSE
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2021v21n58p26-46Palavras-chave:
Cultura Organizacional. Inovação e Empreendedor. Comportamento Organizacional.ismo.Resumo
A inovação é uma premissa para as empresas que buscam se destacar no seu ramo de atuação, devido à necessidade de constantes mudanças. É fundamental que as empresas valorizem o seu capital humano, proporcionando clima organizacional adequado ao desenvolvimento de ideias, que podem gerar inovação e consolidação dos seus negócios. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo analisar a influência da cultura organizacional nos processos de inovação de uma empresa de médio porte no ramo de eletroeletrônicos no Estado de Santa Catarina. É uma pesquisa do tipo estudo de caso, descritiva, quali e quantitativa, com a realização de entrevistas com funcionários de diferentes níveis hierárquicos, incluindo equipes de gestão e direção da organização. O estudo utilizou o modelo metodológico de cultura organizacional proposto por Hosftede (2003). Os resultados apontam distanciamento entre líder e subordinado, falta de estímulo, alta rotatividade característica do setor de atuação, departamento de pesquisa, inovação e desenvolvimento, prêmios de inovação e ambiente favorável à inovação, especialmente nos níveis hierárquicos estratégicos.