“EVARISTO ERA MAIS FAMOSO POR SER GAY DO QUE POR SER ESTILISTA DE MODA”: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DA REPRODUÇÃO E SUBVERSÃO DE SEXUALIDADE E GÊNERO NO FILME “MACHO”
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2021v21n58p205-222Palavras-chave:
gênero, sexualidade, análise fílmica, análise do discursoResumo
Buscamos analisar a reprodução e a subversão do binário de gênero e sexualidade no filme “Macho”. Discutimos sobre a constituição do sujeito, resistências e heteronormatividade em uma perspectiva feminista. Trata-se de uma metodologia qualitativa com análise fílmica e análise crítica do discurso. Trabalhamos com três categorias de análise: “Evaristo era mais famoso por ser gay do que por ser estilista de moda”: a constituição do sujeito; “Não há o gene gay. É uma preferência sexual. E mais, é uma experiência temporal”: a reprodução e a subversão do discurso da heteronormatividade; “Às vezes, eu me pergunto: mas para quê Evaristo? Por que não se tornou boxeador como seu pai?”: a reprodução e a subversão do discurso binário de gênero nas relações sociais de trabalho. Como resultados, analisamos como os discursos da meritocracia, da sexualidade e da heteronormatividade atravessam a constituição do sujeito mais famoso por ser gay do que por ser estilista de moda. Por fim, como o binário de gênero possui relação com a divisão sexual generificada do trabalho e as características específicas na moda, percebemos uma construção discursiva instável, cujos sujeitos performam diversos gêneros e por vezes reproduzindo e subvertendo a heteronormatividade e o binário de gênero.