DISTANCIAMENTO ENTRE ACADÊMICOS E EMPREENDEDORES EM CONTEXTOS DE BAIXA RENDA

Autores

  • Gabriela Pereira
  • Marcus Wilcox Hemais Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Mariana Betine

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2020v20n56p25-44

Palavras-chave:

baixa renda, empreendedor, distanciamento, meio acadêmico, praticante

Resumo

O presente estudo analisa como empreendedores em contextos de baixa renda operam seus negócios, para verificar se suas práticas se alinham/distanciam de ensinamentos do meio acadêmico. Foram realizadas entrevistas em profundidade com nove professores universitários e oito empreendedores desse contexto, para comparar seus relatos a respeito de quais teorias, conceitos e modelo de marketing seriam importantes para o sucesso de empreendedores. Os achados mostram que, em geral, práticas dos empreendedores pouco se alinham com ensinamentos acadêmicos quanto a análise ambiental, pesquisa de marketing e segmentação e posicionamento de mercado, porém se aproximam quando adotadas ações do composto de marketing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-11-16

Edição

Seção

Artigos