A TOMADA DE DECISÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS: UM ESTUDO NA INDÚSTRIA DA MODA DE BELO HORIZONTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2021v21n58p79-99

Palavras-chave:

Indústria da moda. Tomada de decisão. Racionalidade. Modelos de tomada de decisão.

Resumo

Este artigo teve como objetivo investigar como ocorre a tomada de decisão dos gestores na indústria de moda feminina de Belo Horizonte no processo de planejamento para o desenvolvimento de novos produtos. A pesquisa tem abordagem qualitativa e se classifica como descritiva. Para a coleta de dados, foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas com gestoras de empresas da indústria da moda. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, contando com o auxílio do software QDA Miner. Os resultados indicaram que o processo decisório na indústria da moda se dá coletivamente e de modo mais informal, seguindo um modelo processual de tomada de decisão. O planejamento para o desenvolvimento de novas coleções geralmente é realizado pelo proprietário da marca com o apoio de sua equipe. Para tomar decisões, os gestores utilizam pesquisas de mercado e de tendências, mas também se baseiam em suas intuições, habilidades e experiências.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Leal Campos, Universidade Federal de Lavras

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal
de Lavras

Uajará Pessoa Araújo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minhas Gerais

Docente no Programa de Pós-Graduação em Administração do CEFET-MG

Lilian Bambirra de Assis, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minhas Gerais

Docente no Programa de Pós-Graduação em Administração do CEFET-MG

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Publicado

2021-05-25

Como Citar

Campos, R. de C. L., Araújo, U. P., & Assis, L. B. de. (2021). A TOMADA DE DECISÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS: UM ESTUDO NA INDÚSTRIA DA MODA DE BELO HORIZONTE. Revista Economia & Gestão, 21(58), 79–99. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2021v21n58p79-99

Edição

Seção

Artigos