A TOMADA DE DECISÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS: UM ESTUDO NA INDÚSTRIA DA MODA DE BELO HORIZONTE
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2021v21n58p79-99Palavras-chave:
Indústria da moda. Tomada de decisão. Racionalidade. Modelos de tomada de decisão.Resumo
Este artigo teve como objetivo investigar como ocorre a tomada de decisão dos gestores na indústria de moda feminina de Belo Horizonte no processo de planejamento para o desenvolvimento de novos produtos. A pesquisa tem abordagem qualitativa e se classifica como descritiva. Para a coleta de dados, foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas com gestoras de empresas da indústria da moda. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, contando com o auxílio do software QDA Miner. Os resultados indicaram que o processo decisório na indústria da moda se dá coletivamente e de modo mais informal, seguindo um modelo processual de tomada de decisão. O planejamento para o desenvolvimento de novas coleções geralmente é realizado pelo proprietário da marca com o apoio de sua equipe. Para tomar decisões, os gestores utilizam pesquisas de mercado e de tendências, mas também se baseiam em suas intuições, habilidades e experiências.