UMA PROPOSTA DE FRAMEWORK PARA A CRIAÇÃO DE UM JOGO DE EMPRESAS COMPUTADORIZADO: SIMULANDO O MERCADO AUTOMOBILÍSTICO

Autores

  • Bárbara Santana Saab Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais campus Juiz de Fora
  • Izabella Ribeiro Pinto Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais campus Juiz de Fora
  • Rodrigo de Magalhães Cunha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais campus Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2021v21n60p216-234

Palavras-chave:

Jogo de empresas. Simulação empresarial. Educação empreendedora. Visão de mercado. Aprendizagem vivencial.

Resumo

No processo de ensino-aprendizagem de disciplinas de Administração e afins a compreensão da dinâmica do mercado é essencial. No entanto, o mercado de trabalho e/ou empresarial não faz parte da realidade de muitos alunos e jovens matriculados nessas disciplinas em cursos de nível técnico e superior. Nesse contexto, a construção de uma visão de mercado para esses alunos apresenta-se como um desafio aos docentes que atuam nessas áreas. Uma forma de ultrapassar esse obstáculo é a utilização da aprendizagem vivencial com o uso de jogos de empresas. Dessa forma, nesse estudo o objetivo foi desenvolver um framework teórico para apoiar a construção de um jogo de empresas, considerando-se a necessidade de formação identificada para uma realidade específica: a dos alunos do IF Sudeste MG campus Juiz de Fora. Como metodologia, utilizou-se a triangulação de dados para a coleta dos mesmos através de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas, analisados por meio de análise de conteúdo. Como resultado, elaborou-se um modelo aplicado ao cenário do mercado automobilístico. Apesar de focado nesse cenário e no contexto de uma instituição específica, entende-se que muitos dos conceitos apresentados poderiam ser compatíveis com outras realidades educacionais.

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Biografia do Autor

Bárbara Santana Saab, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais campus Juiz de Fora

Especialista em Design Instrucional (Senac/2019); Bacharela e licenciada em História (UFJF/2013). É atualmente graduanda do curso Bacharelado em Sistemas de Informação (IF Sudeste MG campus Juiz de Fora) e integrante do grupo de pesquisa LEME - Laboratório de Estudos Multidisciplinares em Empreendedorismo.

Izabella Ribeiro Pinto, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais campus Juiz de Fora

Graduanda em Sistemas de Informação (IF Sudeste MG campus Juiz de Fora).

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Publicado

2022-02-01

Como Citar

Saab, B. S. ., Pinto, I. R. ., & Cunha, R. de M. . (2022). UMA PROPOSTA DE FRAMEWORK PARA A CRIAÇÃO DE UM JOGO DE EMPRESAS COMPUTADORIZADO: SIMULANDO O MERCADO AUTOMOBILÍSTICO. Revista Economia & Gestão, 21(60), 216–234. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2021v21n60p216-234

Edição

Seção

Artigos