AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO INDIVIDUAL E CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL:

DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EM MINAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2023v23n65p141-161

Palavras-chave:

Implementação, Políticas Públicas, Institucionalização, Gestão de Pessoas

Resumo

Este artigo objetiva analisar em que extensão os desafios da implementação da Avaliação de Desempenho (ADI) e da Certificação Ocupacional (CO) afetaram a institucionalização dessas políticas no governo de Minas Gerais (MG). O estudo ocorreu entre 2003 e 2014, durante o programa Choque de Gestão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que realizou 30 entrevistas com atores-chaves (formuladores, implementadores e público-alvo). A despeito das especificidades das políticas, concluiu-se que os desafios da implementação foram: (i) a centralização da formulação que desconsiderou a participação de implementadores e público-alvo e as especificidades dos órgãos setoriais; (ii) as dificuldades dos formuladores e implementadores quanto ao conteúdo dessas políticas, até então inovadoras na Administração Pública brasileira; (iii) a negligência aos mecanismos institucionais visto que o insulamento na formulação acarretou na ausência de clareza das normas, regras e diretrizes, e a não observância das dinâmicas de interesses e das relações de poder; e (iv) a capacidade operativa ineficiente dos órgãos setoriais. Em 2023, 20 anos após o Choque de Gestão, a ADI permanece vigente, apesar dos desafios na sua aplicabilidade, e a CO foi descontinuada, embora seu propósito de profissionalização de lideranças esteja presente em novas políticas.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamila Pagel de Oliveira , Fundação João Pinheiro (FJP-MG)

Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP-MG). É Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do Estado de Minas Gerais. Professora da graduação e do mestrado em Administração Pública da FJP-MG.

Cristina Camila Teles Saldanha, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP-MG). Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Bacharela em Gestão Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bacharela em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Ivan Beck Ckagnazaroff , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor pelo Doctoral Programme Aston Business School - Aston University. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor titular com dedicação exclusiva do Departamento de Ciências Administrativas e do Cepead da UFMG.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Oliveira , K. P. de ., Saldanha, C. C. T. ., & Ckagnazaroff , I. B. . (2023). AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO INDIVIDUAL E CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL:: DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EM MINAS GERAIS. Revista Economia & Gestão, 23(65), 141–161. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2023v23n65p141-161

Edição

Seção

Artigos