DE JOVEM A JOVEM APRENDIZ:

REFLEXÕES SOBRE AUTOFORMAÇÃO DO SUJEITO NO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ

Autores

  • Magno Geraldo de Aquino Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2023v23n65p119-140

Palavras-chave:

Formação Profissional, Autoformação, Jovem Aprendiz, Foucault

Resumo

Este trabalho, de fundamentação qualitativa, objetiva analisar a autoformação do jovem trabalhador atendido na Associação Ensino Social Profissionalizante (ESPRO), através das atividades empreendidas pelo Programa Jovem Aprendiz. Para tanto, examinaram-se os modos como os jovens se organizam em torno da noção de jovem aprendiz, como um conhecimento que não existe em sua forma natural, senão como uma construção social e histórica. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, abordando questões relacionadas às singularidades do campo investigado e dos indivíduos pesquisados e análises das práticas discursivas na busca de desvelamentos de sentidos construídos pelos jovens entrevistados na formação de si. Para compreender como os sujeitos são constituídos recorreu-se a leituras de Foucault sobre subjetividade e tecnologias/práticas de si, argumentando-se que o jovem é formado como um sujeito pensante e atuante por meio dos modos de objetivação e subjetivação em torno do conceito de jovem aprendiz. O artigo contribui como fundamento empírico para reflexões teóricas, em que se analisam a importância do sujeito como elemento fundamental nas questões organizacionais envolvidas na constituição do sujeito ético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magno Geraldo de Aquino, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Administração pelo CEPEAD/UFMG, na área de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Aquino, M. G. de. (2023). DE JOVEM A JOVEM APRENDIZ: : REFLEXÕES SOBRE AUTOFORMAÇÃO DO SUJEITO NO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ. Revista Economia & Gestão, 23(65), 119–140. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2023v23n65p119-140

Edição

Seção

Artigos