EMPREENDEDORISMO É TUDO IGUAL? PARTICULARIDADES DO CICLO DE VIDA NO EMPREENDEDORISMO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2023v23n64p72-91Palavras-chave:
Fases do Ciclo de Vida, Empresas Sociais, Empreendedorismo Social, Negócios de impactoResumo
Empresas sociais são aquelas que buscam resolver problemas sociais ou ambientais através de um negócio. Tais empresas assumem a dupla missão de gerar um impacto positivo para a sociedade ao mesmo tempo em que buscam garantir sustentabilidade financeira. A partir disso, a empresa social se diferencia de empresas tradicionais e passa por diferentes fases em seu ciclo de vida. Este estudo busca analisar as fases do ciclo de vida de uma empresa social, considerando que compreendê-las é relevante para o avanço do campo. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com especialistas, membros de organizações dinamizadoras de impacto e, também,
com empreendedores sociais de setores diversos. Os resultados apontam que há quatro fases no ciclo de vida de uma empresa social: ideação, validação, crescimento e maturidade. Cada fase possui caracteristicas próprias que precisam ser sucedidas para passar para fase seguinte, caso contrário, será necessário fazer ajustes no modelo de negócio.