Perfil empreendedor e ações de apoio ao empreendedorismo: o NAE/Sebrae em questão

Autores

  • Dilson Campos de Oliveira
  • Liliane de Oliveira Guimarães

Resumo

Nosso trabalho teve por objetivos analisar os motivos que levam as pessoas a criarem o próprio negócio e identificar similaridades e diferenças entre os empreendedores que permanecem no mercado em relação àqueles cujas empresas encerraram atividades. Adicionalmente, levantar a percepção desses empreendedores sobre o papel das agências de apoio – especificamente o Núcleo para Abertura de Empresas do Sebrae –, para o desenvolvimento dos pequenos negócios. Analisamos os dados estatísticos produzidos pela NAE/Sebrae sobre as características dos usuários no ano de 1999. A partir deste cadastro, entrevistamos 23 empreendedores. Constatamos que fatores provocados pelo desemprego e aposentadoria aparecem como um dos principais motivos para a fundação de empresas. A experiência prévia no ramo de atividade, a capacidade de construir redes de relacionamentos foram as principais variáveis que distinguiram os empresários que permaneceram no mercado em relação àqueles das empresas encerradas. Quanto à contribuição do NAE/Sebrae para a sobrevivência empresarial, os entrevistados afirmaram que o órgão é eficiente no processo de registro, mas é omisso no que se refere a um acompanhamento para minimizar as dificuldades de consolidação do pequeno negócio.

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Publicado

2008-09-22

Como Citar

Oliveira, D. C. de, & Guimarães, L. de O. (2008). Perfil empreendedor e ações de apoio ao empreendedorismo: o NAE/Sebrae em questão. Revista Economia & Gestão, 6(13). Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/28

Edição

Seção

Artigos