GRAU DE MATURIDADE EM INTELIGÊNCIA COMPETITIVA:
UM ESTUDO NAS STARTUPS DA COMUNIDADE DE SAN PEDRO VALLEY
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2023v23n65p6-21Palavras-chave:
Inteligência Competitiva, Nível de Maturidade, Startups da Comunidade do San Pedro Valley, Empreendedorismo, Inteligência EstratégicaResumo
Inteligência Competitiva é um tema bastante regular em organizações que desejam ter um posicionamento maior no mercado em geral, bem como estar à frente de tendências e cenários futuros, e também obter uma melhor assertividade em processos que exijam tomada de decisão. Organizações como as startups, conhecidas como empresas altamente escaláveis e que possuem um modelo de negócios voltado para o futuro e com baixo custo inicial, também buscam constantemente um crescimento sustentável no longo prazo. A pesquisa visa identificar o quão maduro é o nível de Inteligência Competitiva em Startups da comunidade do San Pedro Valley, sediada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Aplicando um Método Quantitativo, foi realizada uma investigação descritiva através de uma pesquisa enviada on-line diretamente aos gestores. A pesquisa bibliográfica permitiu manter a escolha do ciclo de inteligência proposto por Mafra, Carvalho e Jordão (2016) na análise de cada etapa. De acordo com as definições de maturidade de Rodrigues e Riccardi (2007) e Zuquetto e Beltrame (2012), foi desenvolvida uma nova proposta para medir de forma quantitativa o nível de excelência das organizações. Do nível um (informal) ao nível quatro (avançado), identificou-se que a maturidade da inteligência competitiva nas startups relacionadas está situada entre o nível dois (básico) e o nível três (intermediário). Esses resultados são esperados e comuns se levados em consideração o contexto e a estrutura dessas empresas (que atuam com senso de urgência, estrutura enxuta e flexibilidade).