ENTERPRISE: A AÇÃO TRANSFORMACIONAL DO MODELO DE NEGÓCIOS NA MEDICINA DIAGNÓSTICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2023v23n64p188-205Palavras-chave:
Business model, Innovation, Leadership, Strategy, Digital integrationResumo
O presente caso demonstra o processo de transformação do modelo de negócio do Grupo Pardini, referência nacional em medicina diagnóstica. Com a operação em ampla expansão, a quantidade de exames realizados cresceu a uma taxa média de 15% ao ano, puxada principalmente pela atuação na modalidade Lab-to-Lab (L2L). A equipe gestora, em sua maioria médicos, infectologistas e bioquímicos se debruçaram na busca de novos conhecimentos para implementar um novo modelo de negócios e de gestão. Surge, assim, o projeto Enterprise. Um projeto de automação laboratorial inédito no mundo. O projeto visa o aumento da capacidade produtiva, da velocidade de processamento de exames e a redução de custos, mantendo os níveis de acurácia e confiabilidade elevados. Além disso, o caso descreve a reformulação do sistema logístico e os investimentos em integrações e transformações digitais, desde a criação de softwares e hardwares. Promovendo, assim, o surgimento da plataforma digital MyPardini. O caso reúne evidências práticas da cultura inovadora do Grupo Pardini, o papel de suas lideranças e a capacidade de entrega com agilidade no mercado L2L. Esses são alguns dos achados que promovem a materialização do Enterprise. Fato que impulsionou as últimas negociações do processo de aquisição pelo Fleury.