QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL PRIVADO EM PORTUGAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19

Autores

  • Marlene Neves Peixoto Fernandes Atlântico Business School
  • Silvio Roberto Stefani Unicentro http://orcid.org/0000-0002-5871-8686
  • Marcia Aparecida Zampier Unicentro
  • Lucas Charão Brito Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2023v23n65p99-118

Palavras-chave:

Enfermagem, Qualidade de Vida no Trabalho, COVID-19, Satisfação, Insatisfação

Resumo

A qualidade de vida no trabalho – QVT pode ter várias implicações na gestão empresarial, como: retenção de talentos, impacto na produtividade, custos, atendimento ao cliente e imagem da organização. Na área de saúde a oferta de suporte emocional e a QVT dos enfermeiros é fundamental para o desenvolvimento das atividades laborais. Do mesmo modo, pode satisfazer os colaboradores, mantendo-os felizes, saudáveis, seguros, informados, atualizados, engajados e comprometidos com seu desenvolvimento profissional e com sua empresa. Neste sentido, este estudo objetivou compreender os aspectos de satisfação/insatisfação da QVT dos Enfermeiros de um Hospital privado em Lisboa, Portugal, em contexto da Pandemia COVID-19. Para tal, realizou uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevista a dez enfermeiros, fez análise de conteúdo, observação direta e registo em diário de campo. Identificou-se como principais resultados negativos (insatisfação) como o cansaço físico e emocional; os distúrbios do sono e a formação em serviço insuficiente. Como resultados positivos (satisfação) identificou-se a presença de EPI’s em quantidade satisfatória; apoio das chefias; bom ambiente relacional; bom sentido de entreajuda na equipe multidisciplinar. Concluiu-se assim, que o impacto da pandemia por COVID-19 foi significativo na qualidade de vida pessoal e profissional dos Enfermeiros, causando desafios físicos e mentais devido à elevada procura por cuidados de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Neves Peixoto Fernandes, Atlântico Business School

Gestão de Negócios pela ABS Portugal

Silvio Roberto Stefani, Unicentro

Pós-Doutorado em Gestão pela Universidade do Porto. Pós-Doutorado pela Univali. Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (2008), Mestrado em Administração pela PPGA UEM/UEL (2002). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO e atua no PPGADM e PPGDC.

Marcia Aparecida Zampier, Unicentro

Doutoranda pelo PPGDC

Docente da Unicentro

Lucas Charão Brito, Unicentro

Doutor em Administração

Docente da Unicentro

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Fernandes, M. N. P. ., Stefani, S. R., Zampier, M. A., & Brito, L. C. (2023). QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL PRIVADO EM PORTUGAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19. Revista Economia & Gestão, 23(65), 99–118. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2023v23n65p99-118

Edição

Seção

Artigos