Manifestações simbólicas nas relações intra e interorganizacionais

Autores

  • Daniel Jardim Pardini
  • Carlos Alberto Gonçalves
  • Zélia Miranda Kilimnik

Palavras-chave:

Formação cultural, Simbolismo organizacional, Uniforme, Marca, Relações interorganizacionais.

Resumo

No campo dos estudos organizacionais o simbolismo e a cultura da organização apresentamse como fontes esclarecedoras de questões gerenciais, permitindo explicar e gerenciar o irracional e o subjetivo. O presente artigo apresenta o simbolismo organizacional expresso na vestimenta profissional e na marca como elementos de análise nas relações intra e interorganizacionais. Investigando duas empresas do segmento siderúrgico, a pesquisa mostra que os objetos-símbolos denotam significados representativos para as diferentes esferas funcionais, tanto na construção da identidade de cada organização, quanto nos processos de junção das empresas. O estudo revela como os impactos dos artefatos visíveis variam nas comunidades do entorno das unidades pesquisadas. Contribui para enriquecer o debate sobre o papel dos símbolos na construção da prática e da teoria organizacional, abrindo caminhos para que a interpretação da simbologia organizacional seja estendida ao processo de incorporação de empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-03-03

Como Citar

Pardini, D. J., Gonçalves, C. A., & Kilimnik, Z. M. (2009). Manifestações simbólicas nas relações intra e interorganizacionais. Revista Economia & Gestão, 8(17), 51–69. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/309