ESTRATÉGIAS MUNICIPAIS E SERVIÇOS PÚBLICOS COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E RELAÇÕES COM CIDADE DIGITAL ESTRATÉGICA
CASO DE OSLO-NORUEGA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2025v25n70p43-60Palavras-chave:
estratégias municipais, serviços públicos com tecnologia da informação, cidade digital estratégica, gestão urbanaResumo
As demandas das cidades vêm direcionando a buscar por novas soluções que possam equacioná-las. A cidade digital estratégica busca ampliar a qualidade de vida dos cidadãos por meio de estratégias e serviços públicos com tecnologia da informação. O objetivo foi analisar estratégias municipais, serviços públicos com tecnologia da informação e suas relações com cidade digital estratégica. A metodologia da pesquisa enfatizou o estudo de caso em Oslo – Noruega, a partir da análise de 2 construtos e 7 variáveis. Os resultados auferidos evidenciam o uso da tecnologia da informação para a melhoria dos serviços municipais aos cidadãos. O alinhamento dos serviços públicos com tecnologia da informação fornecidos pela cidade e os eixos estratégicos da cidade caracteriza o projeto cidade digital estratégica. Destacaram-se os serviços públicos municipais relacionados as temáticas saúde e tributação com foco na eliminação de serviços burocráticos. A relação existente entre os eixos estratégicos e a tecnologia da informação permite a melhoria da prestação de serviços aos cidadãos proporcionando uma maior qualidade de vida da população. A conclusão reitera a relação entre o planejamento estratégico e os serviços públicos municipais, possibilitando que o processo de digitalização dos serviços públicos vá ao encontro das demandas da cidade e potencialize o desenvolvimento e a qualidade de vida dos cidadãos.