A aprendizagem organizacional como um campo específico de conhecimento no cenário dos estudos organizacionais

Autores

  • Ângela França Versiani
  • André Luiz Fischer

Palavras-chave:

Aprendizado organizacional, Estudos organizacionais, Teorias da organização.

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo identificar as âncoras teóricas que definem a especificidade da aprendizagem organizacional no campo dos estudos organizacionais. A sua principal contribuição está em refletir sobre os fundamentos que a caracterizam como uma escola específica de pensamento sobre as organizações. Para essa caracterização, o debate sobre se podem realmente as organizações aprender é contrastado com a perspectiva racional, natural e sistêmica em que os estudos organizacionais são classificados. Tal reflexão é desenvolvida em três momentos. O primeiro mostra a dificuldade de se pensar a aprendizagem como um objeto claramente definido. No segundo momento, aprecia-se como o debate sobre aprendizagem cria um discurso específico e distinto das perspectivas racional, natural e sistêmica. Dentre essas especificidades destacam-se as mudanças cognitivas, o ambiente seletivamente percebido, a racionalidade múltipla e processual e a dinâmica do autodesenvolvimento. Finalmente conclui-se que estudos sobre aprendizagem organizacional tendem a preencher o vazio entre condições ambientais e ação estratégica, concebendo as organizações como fluxos de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-03-03

Como Citar

Versiani, Ângela F., & Fischer, A. L. (2009). A aprendizagem organizacional como um campo específico de conhecimento no cenário dos estudos organizacionais. Revista Economia & Gestão, 8(18), 10–31. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/315